Social Comics

Créditos da imagem: Social Comics/Divulgação

HQ/Livros

Notícia

Social Comics disponibiliza gratuitamente os primeiros quadrinhos do Brasil

Ação é uma parceria com o Senado Federal

Fábio de Souza Gomes
09.11.2018
14h59

O Social Comics e o Senado Federal realizaram uma parceria para a leitura online dos primeiros quadrinhos brasileiros, que fazem parte de seu acervo editorial. Com isso, os clássicos O Guarani, Nhô-Quim e O Tico-Tico podem ser lidos gratuitamente por todos os usuários do aplicativo, até mesmo os não assinantes.

A versão em quadrinhos do romance O Guarani, de José de Alencar, foi publicada originalmente em 1937 e recebeu ilustrações do historiador de arte F. Acquarone. No Social Comics, os leitores têm acesso ao volume 235 com 122 páginas.

Nhô-Quim é considerada a primeira HQ brasileira e uma das antigas do mundo. Foi publicada na revista Vida Fluminense em 30 de janeiro de 1869 e contava as aventuras de um caipira vivendo na cidade grande. As histórias eram divididas em capítulos nas páginas centrais da revista e o Senado recuperou alguns desses conteúdos que agora estão disponíveis no Social Comics.

O Tico-Tico foi a revista responsável pela publicação do primeiro herói nacional dos quadrinhos infantis, o Juquinha, no dia 14 de fevereiro de 1906. Seu idealizador, José Carlos de Brito e Cunha, o J. Carlos, também foi o criador do primeiro afro-brasileiro dos quadrinhos, o Giby, companheiro do Juquinha. De tão marcante, o nome virou sinônimo de revista em quadrinhos no Brasil.

Todos os materiais do Senado apresentam matérias especiais e conteúdos extras sobre a importância histórica de cada um deles.

Social Comics também promete fazer um calendário de anúncios de novos títulos e novas parcerias nas próximas semanas, serão novas editoras, novos conteúdos e muita coisa nova que prometem revolucionar o mercado de quadrinhos digitais no Brasil.

Social Comics é um serviço de streaming de quadrinhos com um conceito similar à Netflix. É a maior plataforma do gênero na América Latina e já possui mais de 5000 quadrinhos para todas as idades disponíveis em seu catálogo. Parte desse acervo é feito por material de autores independentes e também das das maiores editoras do país.

Acesse o site oficial e baixe o Social Comics: Google Play / Apple Store