Site oferece desafio aos críticos do arte-finalista da Marvel Vince Colletta
Ícone dos anos 60 é acusado de negligenciar detalhes dos traços dos desenhistas
Após uma série de discussões na Internet sobre o trabalho de Vince Colletta - arte-finalista de renome na Marvel principalmente nos anos 60 -, um fã resolveu levar a crítica para outro lado: por que você mesmo não mostra como se faz um trabalho melhor?
O caso é o seguinte: Colletta sempre foi criticado por sua arte-final apressada e pouco detalhista. Há relatos inclusive do artista apagando os desenhos a lápis de páginas sobre as quais teria de passar o nanquim, para diminuir os detalhes e, conseqüentemente, seu trabalho. No caso de páginas de Jack Kirby, um dos desenhistas que Colletta mais finalizou, muitos fãs consideram a ocorrência um total sacrilégio.
1
Por outro lado, defensores de Colletta dizem que seus métodos garantiram que muito desenhista não cumpridor dos prazos tivesse seu trabalho publicado a tempo - e é por isso que ele manteve espaço na Marvel e na DC até o fim dos anos 80. O arte-finalista faleceu em 1991.
A divulgação de uma carta e de uma entrevista da época em que Colletta parou de receber trabalho da Marvel - e, indignado, mandou a editora toda às favas - reacendeu a discussão entre críticos e defensores. Foi aí que um fã que se identifica como Ape Lad disponibilizar na web uma página de desenhos de Kirby, de uma edição de Thor, intocada pelo nanquim e pedir que arte-finalistas profissionais ou amadores mostrassem o que fariam no lugar do execrado Colletta.
Já há alguns resultados em uma página do flickr criada especialmente para expor os trabalhos, e espera-se mais contribuições para o grupo até o final de junho. Os melhores trabalhos serão publicados na edição 49 da The Jack Kirby Collector, revista dedicada aos fãs ardorosos do co-criador do Universo Marvel.