Capa de Rorschach #1

Créditos da imagem: DC Comics/Reprodução

HQ/Livros

Notícia

Rorschach | Tom King se revolta contra capa alternativa da HQ

Nova imagem foi desenhada por Jae Lee, artista associado ao grupo Comicsgate

Érico Assis
24.07.2020
16h09
Atualizada em
24.07.2020
20h37
Atualizada em 24.07.2020 às 20h37

O roteirista Tom King declarou no Twitter que é contra a capa alternativa de Rorschach #1 desenhada por Jae Lee e divulgada nesta sexta-feira (24) pela DC Comics. O motivo é a associação que Lee tem com o grupo Comicsgate, grupo que comanda uma campanha contra diversidade e ideias progressistas nos quadrinhos dos Estados Unidos. Confira:

"Hoje a DC revelou a capa alternativa de Rorschach por Jae Lee, que também fez capas para a Comicsgate, um grupo que promove ódio. A DC não consulta os autores quanto a capas alternativas; entrei em contato com eles para dizer que estou muito decepcionado. Para o meu governo, a capa de Rorschach #1 é esta".

Veja a capa de Jae Lee:

Capa alternativa de Rorschach #1
DC Comics/Reprodução

Como King disse, Lee colaborou em algumas ocasiões com autores ligados ao Comicsgate. É de Lee, por exemplo, a capa alternativa de Cyberfrog 2: Rekt Planet, HQ de uma das figuras mais conhecidas do Comicsgate, o quadrinista Ethan Van Sciver.

[Atualização] De acordo com o BleedingCool, Lee não sabia detalhes sobre o Comicsgate quando aceitou ilustrar a capa de Cyberfrog. Segundo portal, o artista, que tem pouca presença nas redes sociais, teria negado trabalhar novamente com o grupo quando descobriu as ideias que propagam nas redes sociais.

Pelo Twitter, King confirmou que Lee não tinha conhecimento sobre o movimento e disse que já conversou com o artista para esclarecer o desentendimento. "Estamos bem. Melhor final possível" - veja abaixo:

[Fim da atualização]

Rorschach, por King e Jorge Fornés, trata do personagem de Watchmen 35 anos depois da minissérie. O número 1 sai em outubro nos EUA.