Outra das características das novas HQs anunciadas pela Abril é que elas serão impressas em papel especial. Não foi ainda divulgado qual será usado, mas aqui cabe a pergunta: há realmente necessidade para melhora do papel&qt;&
A bem da verdade, o papel usado nas HQs da Abril não é nada mau. Perde para o utilizado em algumas HQs americanas recentes e certos especiais da própria editora, mas sai mais em conta para o leitor. Ele pega bem a tinta – e, igualmente importante, não a solta –, não mancha, é espesso o suficiente para evitar transparência (defeito comum em muitas HQs), é bem claro, leva muitos anos para amarelar, não amassa ou rasga com facilidade (um grave problema de muitos papéis ditos “especiais”) e nem fica marcado se for dobrado. Não custa lembrar que, até cerca de 8 anos atrás, o papel da revistas americanas era inferior ao da Abril em todos os sentidos.
As capas das edições nacionais, feitas com melhor papel, têm todas as qualidades mencionadas acima, embora não ofereçam muita proteção ao miolo, o que é sua função histórica.
A combinação do bom papel com a ótima impressão da divisão gráfica da Abril resulta num produto bem-feito, barato e resistente. Portanto, tenho sérias reservas quanto à necessidade de se melhorar o papel em toda a linha de super-heróis. A maior parte dos artistas de Marvel e DC não precisa (ou merece) tratamento gráfico de primeira, principalmente com elevação de custos. Nem nos EUA isso acontece, e são eles que fazem essas HQs...
»voltar«
Comentários (0)
Os comentários são moderados e caso viole nossos Termos e Condições de uso, o comentário será excluído. A persistência na violação acarretará em um banimento da sua conta.
Faça login no Omelete e participe dos comentários