HQ/Livros

Notícia

Preview exclusivo: <i>Mangá tropical</i>

Preview exclusivo: <i>Mangá tropical</i>

Érico Borgo
11.12.2002
01h00
Atualizada em
21.09.2014
12h44
Atualizada em 21.09.2014 às 12h44

Está em fase final de produção o álbum Mangá tropical, publicação que vai reunir alguns dos principais autores brasileiros que trazem influências de mangá em seus trabalhos. Serão seis histórias com temas variados, sendo que o ponto em comum são as tramas se passam no Brasil contemporâneo. Todos os autores trabalharam com referências fotográficas para compor os cenários, que mostram ruas e lugares reais, criando uma maior identificação com o leitor. De temas fantásticos a contos sobre o cotidiano de gente comum, Mangá Tropical reúne diversos estilos mesclados aos elementos visuais mais tradicionais do mangá. De comum com as revistas de mangá do Japão, está a idéia de se usar a linguagem dos quadrinhos para se contar qualquer tipo de história para tipos diversos de público.

Quem assina o prefácio é a professora Sonia Luyten, autora do livro Mangá - o poder dos quadrinhos japoneses. Em seu texto, ela declara que como a arte não tem fronteiras, o mangá é propriedade de todos aqueles que se identificam com este estilo. Seria absurdo, hoje em dia, alguém querer nacionalizar ou regionalizar alguma forma de expressão artística. Embora saibamos, freqüentemente, e com muita exatidão a origem geográfica e cultural de muitas expressões plásticas, de forma alguma isso impede algum artista, onde quer que esteja, de continuar ou modificar o sistema à sua maneira.

Confira abaixo o preview exclusivo do Omelete:



Dani, roteiro e
desenhos de
Alexandre Nagado


Yurei
, desenho
de Denise Akemi
texto de Rodrigo
de Goes



A paz pede
passagem
, desenho
de Daniel HDR
texto de Fabio Yabu


MANGÁ TROPICAL

Trabalhos inéditos de: Erica Awano, Marcelo Cassaro, Rodrigo de Goes, Denise Akemi, Fabio Yabu, Daniel HDR, Alexandre Nagado, Arthur Garcia, Silvio Spotti, Elza Keiko e Eduardo Müller.

Prefácio: Sonia Bibe Luyten

Capa: Eduardo Müller e Salvatore Aiala

Projeto e coordenação editorial: Alexandre Nagado

96 páginas em p/b

Editora: Via Lettera

Lançamento: janeiro de 2003