Penas | Veja o trailer do curta-metragem baseado em HQ de Laerte
Outro curta, Vestido de Laerte, acompanha o quadrinista em sua jornada para obter autorização de uso de banheiros femininos
Penas, uma das histórias mais surreais e mais longas (5 páginas) do brasileiro Laerte, ganhou adaptação para o cinema. O curta-metragem (14 minutos) estreou esta semana durante o Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo.
O responsável pela adaptação também tem genes de quadrinhos: é Paulinho Caruso, filho do cartunista Paulo Caruso. Caruso-filho fez roteiro, direção e produção do curta, que trata de um homem que um dia acorda com penas de pássaro nos braços. As penas envolvem-no numa trama inesperada.
O próprio Laerte e o colega de Três Amigos Angeli têm participações especiais no curta. Tente encontrá-los no teaser abaixo:
A HQ original foi publicada na Chiclete com Banana, em 1998. A republicação mais recente foi no álbum Histórias Repentinas, de 2001.
Penas não é o único filme-Laerte do festival. Vestido de Laerte faz uma mistura de ficção e realidade na qual o próprio cartunista (que se veste cotidianamente como uma mulher), sai atrás de uma autorização para usar o banheiro feminino. O autor criou polêmica ao ser impedido de usar banheiro feminino em um restaurante em São Paulo, este ano. O curta é dirigido por Claudia Priscila e Pedro Marques.