HQ/Livros

Lista

Oscar | Os filmes baseados em HQs que venceram um prêmio

Superman, Batman e mais

05.03.2018, às 14H28.
Atualizada em 16.03.2018, ÀS 19H00

Logan não venceu o Oscar de Melhor Roteiro Adaptado, mas filmes baseados em quadrinhos tem sido presença frequente na principal premiação do cinema. Ao longo dos anos, produções baseadas em heróis da Marvel, DC Comics e até em HQs menos conhecidas levaram estatuetas importantes da Academia.

Superman

Venceu por Melhor Efeito Especial
Lançado em 1978, até os dias de hoje o longa estrelado por Christopher Reeve é considerado a melhor produção para as telonas envolvendo o Homem de Aço. O filme ainda foi indicado para Melhor Edição, Melhor Mixagem de Som e Melhor Trilha Sonora para John Williams – uma música reconhecida até os dias de hoje como uma marca do personagem. 

Apesar de ser uma potência na bilheteria, a Marvel Studios conta com apenas uma estatueta – e não é por nenhum de seus live-actions e, sim, pela animação Operação Big Hero. Enquanto isso, a DC Comics conta com prêmios para alguns de seus principais heróis e para um quadrinho pouco conhecido pelo público.

Batman

Venceu por Melhor Direção de Arte
O filme recolocou o Batman nos holofotes e Tim Burton conseguiu levar o tom sombrio que estava sendo utilizado nas HQs para o cinema. Apesar de parecer infantil atualmente, o filme foi fundamenta na história do Cavaleiro das Trevas e sua sequência, Batman: O Retorno, foi indicado para mais dois prêmios: Melhor Efeito Especial e Melhor Maquiagem. Contudo, a continuação perdeu em ambas as categorias para A Morte Lhe Cai Bem e Drácula respectivamente

Esquadrão Suicida

Venceu por Melhor Maquiagem
O filme mostra uma agência secreta do governo recrutando supervilões presos para executar missões perigosas. Apesar de ter sido duramente criticado por especialistas, a produção ainda conseguiu fazer impressionantes US$ 750 milhões na bilheteria e imortalizou figurinos como o da Arlequina (Margot Robbie), que passou a ser figura constante nas Comic Cons ao redor do mundo. 

Confira a lista dos filmes baseados em HQs que venceram o Oscar: 

MIB

Venceu: Melhor Maquiagem
O filme fez tanto sucesso que poucas pessoas sabem que ele foi originalmente baseado em uma HQ dos anos 90 – que, por sinal, é muito mais sombria que o longa. Lançado originalmente em 1997, a produção encantou por conta da química de Will Smith e Tommy Lee Jones, além de mostrar uma série de alienígenas que rendeu ao longa uma estatueta. Além disso, o filme foi indicado para Melhor Trilha Sonora e Melhor Direção de Arte.

Batman: O Cavaleiro das Trevas

Venceu: Melhor Ator Coadjuvante (Heath Ledger) e Edição de Som
Considerado um dos melhores filmes de heróis de todos os tempos (senão o melhor), o longa de Christopher Nolan ainda foi indicado para Melhor Direção de Arte, Melhor Fotografia, Melhor Mixagem de Som, Melhores Efeitos Especiais, Melhor Maquiagem e Melhor Edição. A atuação de Heath Ledger como o Coringa entrou para a história e, até o momento, esse é o único filme de quadrinhos que venceu um Oscar das principais categorias. 

Operação Big Hero

Venceu por Melhor Animação
Na cidade high-tech de San Fransokyo, o prodígio da robótica Hiro Hamada vê a paz local ser ameaçada por forças poderosas e, acompanhado pelo robô Baymax, se une a um time de combatentes inexperientes determinado a enfrentar os inimigos e salvar o paraíso futurista da destruição. O filme foi baseado em HQ pouco conhecida da Marvel, que presta homenagem às histórias orientais, e até agora é o único Oscar da Disney junto com os personagens da Casa de Ideias – uma vez que Homem-Aranha 2 é da Sony. 

Dick Tracy

Venceu por Melhor Música Original, Melhor Maquiagem e Direção de Arte
Por incrível que pareça, esse é um dos filmes baseados em quadrinhos mais indicados da história e o maior vencedor com três prêmios (!!). O longa, que contava com um elenco de primeira com nomes como Dustin Hoffman, James Caan, Warren Betty e Madonna, foi indicado ainda para Melhor Fotografia, Melhor Figurino, Melhor Design de Som e Melhor Ator Coadjuvante para Al Pacino

Homem-Aranha 2

Venceu: Melhor Efeito Especial
O segundo filme é o ápice da trilogia de Sam Raimi. No longa, Peter enfrenta novos desafios enquanto aprende a lidar com "seu dom e sua maldição", tentando desesperadamente harmonizar suas duas identidades: a do super-herói aracnídeo, o Homem-Aranha, e a do estudante universitário. Todas as pessoas que Peter mais ama passam a correr perigo quando ele enfrenta o poderoso vilão Doutor Octopus.

Estrada para Perdição

Venceu por Melhor Fotografia
O filme estrelado por Tom Hanks foi baseado em um quadrinho homônimo de 1998 lançado pela Paradox Press (um selo da DC Comics). Além do prêmio de Fotografia, o filme foi indicado para cinco outras categorias, entre elas Melhor Direção de Arte, Melhor Trilha Sonora, Melhor Mixagem de Som, Melhor Edição e Melhor Ator Coadjuvante para Paul Newman

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.