HQ/Livros

Artigo

Os vários títulos da história do Hulk

As várias "casas" do verdão na Marvel Comics

11.06.2008, às 21H00.

The Incredible Hulk Vol.1

Tales to astonish

The Incredible Hulk Vol.2

The Incredible Hulk Vol.3

The Rampaging Hulk Vol.1

The Hulk

Defenders Vol.1

Em seus quase cinquenta anos de idade, como a maior parte das personagens da editora Marvel Comics, o Hulk teve uma história editorial longa e, até certo ponto, confusa, mas, via de regra muito rica.

Abaixo, estão listados todos os títulos publicados nos Estados Unidos em que o verdão foi o protagonista ou teve participações mais ou menos constantes.

Para efeito de concisão, foram descontados o gibis em que ele não passou de mero coadjuvante, como o dos Vingadores, vários crossovers, algumas minisséries e afins.

HULK PROTAGONISTA:

  • The incredible Hulk (vol. 1): Primeira publicação-solo do verdão, durou apenas seis edições, publicadas entre maio de 1962 e março de 1963. Stan Lee, Jack Kirby e Steve Ditko, dentre outros, foram os principais criadores envolvidos.
  • Tales to astonish (vol. 1): Após perder seu título de estréia, o Hulk voltou à ativa como personagem de destaque num gibi tradicionalmente voltado para ficção científica e terror, Tales to astonish. Fez sua primeira participação no número 60, permanecendo na revista por 42 edições, entre outubro de 1964 e março de 1968. Além dos já citados Lee, Kirby e Ditko, passaram por suas páginas desenhistas como Marie Severin e Gil Kane.
  • The incredible Hulk (vol. 2): Em abril de 1968, Tales to astonish mudou de nome e tornou-se o segundo volume de The incredible Hulk a partir da edição 102. De todas as revistas em que o Hulk figurou, esse foi, até o momento, o mais longevo, completando 374 edições até ser cancelado em março de 1999. Foi praticamente em suas páginas, sob a batuta de roteiristas e ilustradores como Stan Lee, Roy Thomas, Len Wein, Roger Stern, Bill Mantlo, Peter David, Marie Severin, Herb Trimpe, Sal Buscema, Todd McFarlane, Dale Keown, Gary Frank, Mike Deodato Jr e Adam Kubert, que o Hulk construiu sua fama e tornou-se um dos mais populares e conhecidos heróis da Marvel.
  • Hulk (vol. 1): Resultado das decisões malucas da Marvel de, de vez em quando, zerar a numeração de seus títulos visando atrair novos leitores, Hulk substituiu The incredible Hulk em abril de 1999 e durou apenas onze edições, sendo descontinuada em fevereiro de 2000. John Byrne e Ron Garney foram os principais criadores envolvidos.
  • The incredible Hulk (vol. 3): Em março de 2000, a Marvel voltou com The incredible Hulk, sendo que essa versão durou 112 edições. Dentre seus principais colaboradores, estão Paul Jenkins, Bruce Jones, Ron Garney, John Romita Jr., Lee Weeks, Stuart Immonen, Mike Deodato Jr., Greg Pak e Carlo Pagulayan. Foi nesse título que ocorreram os eventos mostrados em Planeta Hulk e as maiores repercussões de Hulk Contra o Mundo. The Incredible Hulk (vol.3) foi descontinuada recentemente... Em tese. O gibi continuou com sua numeração, mas o protagonista – e o título – mudaram. Agora a estrela da série é Hércules (herói que teve grande destaque em Guerra Civil e, principalmente, em Hulk Contra o Mundo) e o gibi se chama, logicamente, The Incredible Herc.

  • The Hulk: Substituindo The incredible Hulk, a Marvel lançou The Hulk, gibi que começou em janeiro de 2008 sob a batuta de Jeph Loeb e Ed McGuinness, prometendo fazer uma revolução no personagem. Pra começar, em The Hulk o verdão passa a ser um monstro vermelho que pode ou não ser Bruce Banner.
  • The rampaging Hulk (vol.1): Série bimestral lançada em janeiro de 1977 tentando aproveitar o sucesso do seriado de TV do gigante esmeralda. Foi descontinuado em junho de 1978, após nove números. Doug Moench, Walt Simonson e Keith Pollard foram os principais nomes a participar da publicação.
  • The Hulk! (vol.1): Em agosto de 1978 The rampaging Hulk mudou seu nome para The Hulk!. A revista continuou a ser publicada bimestralmente e seu último número foi lançado em junho de 1981. Além do supracitado Doug Moench, colaboraram com ela criadores como Ron Wilson, Joe Jusko e Earl Norem.
  • The rampaging Hulk (vol. 2): Em sua nova encarnação, passou a ser um gibi mensal que trazia histórias nunca reveladas dos primeiros dias do monstro. Algo no mesmo estilo de Os arquivos secretos do Homem-Aranha. Teve seis edições publicadas entre agosto de 1998 e janeiro de 1999, com roteiros de Glenn Greenberg e arte de Rick Leonardi e Dave Ross.

HULK COADJUVANTE:

  • Marvel feature (vol. 1): Título de curtíssima duração - três edições publicadas entre dezembro de 1971 e junho de 1972 - que trouxe a primeiríssima aparição dos Defensores. Textos de Roy Thomas e arte de Ross Andru.
  • The Defenders (vol. 1): O primeiro gibi-solo dos Defensores teve um total de 152 edições publicadas entre agosto de 1972 e fevereiro de 1986. Apesar de não estar sempre presente, o Hulk cumpriu um número significativo de participações, a última ocorrendo na edição de número 125. Steve Englehart, Len Wein, Steve Gerber, Sal Buscema e Don Perlin foram os principais criadores a passar por suas páginas.
  • The Defenders (vol. 2): A segunda encarnação dos Defensores teve apenas doze edições publicadas entre março de 2001 e fevereiro de 2002. Kurt Busiek (textos) e Erik Larsen (ilustração) foram seus idealizadores e principais colaboradores.
  • Skaar - Son of Hulk: Nova série protagonizada pelo filho de Hulk e Caieira, Skaar começou a ser publicada esse ano, escrito por Greg Pak e desenhada por Carlo Pagulayan, a mesma dupla de Planeta Hulk. Não sabemos ainda se o ex-verdão vai dar as caras no gibi mas, como ele faz parte do mesmo universo de personagens, vale a menção por aqui.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.