
René Goscinny (responsável pelos roteiros) e Albert Uderzo (o desenhista) são os criadores de Asterix, Obelix, Idéiafix e companhia. Aliás eram, pois Goscinny, infelizmente morreu e Uderzo tem feito as últimas histórias sozinho.
As histórias se passam por volta do ano 50 antes de Cristo. Toda a Gália foi ocupada pelos romanos... Toda&qt;& Não! Uma pequena aldeia povoada por irredutíveis gauleses ainda resiste ao invasor. Rodeando esta aldeia estão as guarnições de legionários romanos (são loucos estes romanos!), dos campos fortificados de Babaorum, Aquarium, Laudanum e Petibonum...
Ao redor da aldeia também há uma floresta. E é lá que Asterix (o personagem principal), Obelix (o melhor amigo de Asterix), seu fiel cão Idéiafix e os demais conseguem a sua principal comida, JAVALI! As revistas sempre terminam num enorme banquete, com todos sentados à mesa, comendo, bebendo e se divertindo. Todos&qt;& Não, nem sempre. Quando Chatotorix, o bardo da aldeia, abre a boca pra cantar ele é logo expulso, pois é muito desafinado. É na floresta também que, muitas vezes, os romanos das fortificações vizinhas são espancados. Espancados&qt;&!, você pode estar se perguntando. É isso mesmo.
As histórias se passam na era do império romano de Julio César (personagem comum por aqui), que quer dominar o mundo. E é a aldeia comandada por Abracurcix o único ponto na Gália que ainda resiste à dominação romana. O segredo desta resistência é uma poção mágica. E só há uma pessoa que conhece a sua fórmula, o druida Panoramix. Com ela os gauleses se tornam fortes e invulneráveis. Até o geriátrico Veteranix dá as suas porradas. Ah, só pra constar, ele tem 93 anos e é casado com uma das mulheres mais bonitas da aldeia, mas isso não o impede de paquerar as outras... O pequeno Obelix é o único que não pode beber a tal poção, pois quando ele era pequeno caiu dentro de um caldeirão cheio da tal bebida e é eternamente forte.
Mas as histórias não acontecem apenas nas redondezas da aldeia. Vira e mexe Asterix e Obelix têm que ir a outros países. Já foram para a Bélgica, Egito e Bretanha, só pra citar alguns lugares. Aliás são todos loucos estes Bretões. Eles falam ao contrário e bebem quente água. Ah, os gauleses também gostam muito de navegar... Que que foi que você tá rindo&qt;& Ah, lembrou dos piatas, né&qt;& Pois é, os Piatas são muito engaçados. Tem um negão que fica no masto, que tem a língua pesa e não ponuncia os ees e fica apavoado toda vez que seu navio enconta os Gau Gau... Gau gau... O navio deles (que sempre é novinho em folha) é destruído! Não sobra pau nem pra fazer uma canoa sequer...
Tudo isso é sempre contado com desenhos detalhados, muito bom humor e um roteiro que mostra fatos, personagens e locais importantes na história mundial. Você sabia, por exemplo, que foi o Obelix que quebrou o nariz da Esfinge&qt;& É verdade! Tá lá, em Asterix e Cleópatra. Além disso, aparecem personagens modernos, caricaturizados pelo lápis mágico de Uderzo. Por exemplo, em Asterix e os Bretões, aparecem os Beatles; Sean Connery, está em A Odisséia de Asterix; Oliver Hardy (Gordo) e Stan Laurel (Magro) dão as caras em Obelix e Companhia; e os próprios autores Goscinny e Uderzo fazem uma ponta em Asterix e o caldeirão, Asterix nos Jogos Olímpicos e no já citado Obelix e Companhia.
E aí, gostou&qt;& Pois nós do Omelete adoramos!!! Já lemos e relemos nossas coleções várias vezes. E vamos ler de novo, até que o céu caia sobre as nossas cabeça (o único medo dos gauleses).
Então, prendam o Chatororix e vamos ao banquete, pois acabou!
Até a próxima, que por Tutatis, chegue logo :)
Imagens (c) 2001 - Les Editions Albert René / Goscinny-Uderzo
Comentários (0)
Os comentários são moderados e caso viole nossos Termos e Condições de uso, o comentário será excluído. A persistência na violação acarretará em um banimento da sua conta.
Faça login no Omelete e participe dos comentários