HQ/Livros

Notícia

Os 25 anos do desenho Homem-Aranha e Seus Amigos

Os 25 anos do desenho Homem-Aranha e Seus Amigos

Rodrigo Monteiro
07.06.2006
00h00
Atualizada em
10.11.2016
03h05
Atualizada em 10.11.2016 às 03h05

Confesse: se você tem algo entre 25 e 30 anos, seu primeiro contato com super-heróis foi através da televisão, graças aos desenhos animados baseados nos gibis dos quais eles se originaram. Indo mais longe, é bem provável que seu primeiro contato com um “certo” herói aracnídeo tenha acontecido justamente através do desenho Homem-Aranha e seus amigos, no qual o teioso dividia um apartamento com Bobby Drake (o Homem de Gelo) e Angélica Jones (no Brasil, Estrela Flamejante, personagem criada exclusivamente para série e que acabou sendo exportada para os quadrinhos, sob o nome de Flama). O desenho estreou nas TVs estadunidenses em 1981, como parte da linha “Saturday morning”, da NBC e durou três temporadas. Fã da atração, o escritor Sean McKeever (Spider-man loves Mary Jane) alertou a Marvel sobre os 25 anos dela e perguntou se alguma coisa seria feita para comemorar a data. Insistiu tanto que conseguiu seu intento.

Spider-Man Family: Amazing Friends será uma edição especial de 96 páginas, trazendo duas histórias inéditas: uma de 32 páginas estrelada pelo trio e outra que se passa no universo Mini-Marvels, a série de tiras que mostra uma versão pra lá de engraçada dos heróis Marvel como crianças, esta com seis páginas. Completam a edição reimpressões de histórias apresentadas anteriormente em “Untold stories of Spider-Man” (publicadas por aqui como “Arquivos secretos do Homem-Aranha”) e “Spider-Man 2099” (“Homem-Aranha 2099”).

Apesar de Homem-Aranha, Homem de Gelo e Flama nunca terem atuado juntos no Universo Marvel regular, a história criada por Sean McKeever se passa dentro da continuidade dos personagens. Cronologicamente falando, ela se situa no passado, quando Peter ainda dividia um apartamento no Soho com a esposa, Mary Jane. Os três acabam se unindo para combater uma ameaça em comum na forma de vários vilões, ao mesmo tempo em que o Aranha tenta agir como um cupido, unindo Bobby e Angélica. Essa história terá desenhos de Pat Olliffe (Spider-Girl), Casey Jones (Guardians), Kano (Gotham Central) e Nick Dragotta (X-Statix Presents: Dead Girl).

Já a história estrelada pelos Mini-Marvels terá desenhos de Chris Giarrusso, o criador da série. Nas palavras de McKeever, a história é difícil de ser descrita: “No universo Mini-Marvels, o Aranha é um garotinho e sempre usa seu uniforme. Mesmo como Peter Parker, ele veste seu uniforme. E ele é um entregador de jornais do Clarim Diário. Então o Homem de Gelo e Flama são contratados para fazer o mesmo trajeto de entregas que ele, porque ele anda meio preguiçoso. Essa é a história”.

A Marvel ainda não divulgou o preço do especial ou quando ele chega às lojas especializadas estadunidenses.