Nova HQ da DC transforma o Vigilante em um justiceiro social da era Black Lives Matter
Veja as primeiras artes da minissérie que começa em outubro
Um dos personagens mais antigos da DC Comics, o Vigilante vai ganhar uma nova encarnação nos quadrinhos, numa HQ voltada para temas contemporâneos de justiça social, política e violência policial. Veja as primeiras artes de The Vigilante: Southland:
A minissérie terá seis edições e começa em 5 de outubro, com roteiro de Gary Phillips e desenhos de Elena Casagrande. A trama se passa em Los Angeles e segue Donny Fairchild, morador da periferia de Los Angeles que não conseguiu seguir uma carreira de jogador de basquete e vive fazendo bicos para se manter. Quando sua namorada é morta numa conspiração de negociatas de terrenos para roubar água, ela é morta e Donny sobrevive a um atentado. Ele decide então fazer justiça como um mascarado.
No anúncio oficial, Phillips falou da relevância dessa HQ hoje. "É uma história de forte carga política que toca numa variedade de questões contemporâneas, como violência armada, disputa de classes e [o movimento] Black Lives Matter. A HQ também me dá a oportunidade de atualizar temas consagrados como a disputa por água no Sul da Califórnia. Estou empolgado para apresentar aos leitores esse personagem, reimaginado para o século 21."
O Vigilante foi criado em 1941, três anos depois da estreia do Superman. Inicialmente, foi um caubói mascarado chamado Greg Sanders, versão que chegou aos cinemas primeiro que o Homem de Aço, num seriado de 1947, e até hoje Sanders aparece ocasionalmente, como na participação que fez na série animada Justice League Unlimited. Em 1983, Marv Wolfman e George Pérez criaram na HQ dos Novos Titãs a segunda encarnação mais popular do Vigilante, como um justiceiro urbano noturno e violento, mas até hoje o mascarado já teve meia-dúzia de alter-egos diferentes.