Nobel de Literatura vai para Annie Ernaux, autora de O Acontecimento
Escritora francesa é conhecida por seus livros autobiográficos
Créditos da imagem: Annie Ernaux (Julie SEBADELHA / AFP)
Annie Ernaux foi a escolhida para levar o Prêmio Nobel de Literatura em 2022. A autora francesa é conhecida por seus livros autobiográficos que abordam várias questões sociais, como O Acontecimento (que faz crônica de um aborto) e Pura Paixão (sobre um affair com um homem europeu).
Ambos os livros foram recentemente adaptados para o cinema. O Acontecimento, lançado no ano passado e dirigido por Audrey Diwan, venceu o Leão de Ouro no Festival de Veneza e está disponível para streaming pela HBO Max.
Outros livros de Ernaux traduzidos para o português são Os Anos, A Vergonha e O Lugar. Aos 82 anos, ela lançou este ano a obra Le Jeune Homme, ainda inédita no Brasil.
Ao anunciar a premiação, o comitê do Prêmio Nobel elogiou Ernaux pela "coragem e precisal clínica com a qual ela revela as raízes, afastamentos e limites coletivos da memória pessoal".
A francesa é a 17ª mulher a receber o Nobel de Literatura, seguindo nos passos de colegas como Alice Munro, Doris Lessing e Toni Morrison. Outros vencedores do prêmio incluem Kazuo Ishiguro, Bob Dylan, Mario Vargas Llosa e José Saramago.
O Omelete agora tem um canal no Telegram! Participe para receber e debater as principais notícias da cultura pop (t.me/omelete).
Acompanhe a gente também no Youtube: no Omeleteve, com os principais assuntos da cultura pop; Hyperdrive, para as notícias mais quentes do universo geek; e Bentô Omelete, nosso canal de animes, mangás e cultura otaku.