Deezer: 1 mês grátis + 20% OFF

Icone Conheça Chippu
Icone Fechar
HQ/Livros
Notícia

Morre Romano Scarpa, grande mestre dos quadrinhos Disney

Morre Romano Scarpa, grande mestre dos quadrinhos Disney

WV
25.04.2005, às 00H00.
Atualizada em 18.11.2016, ÀS 14H00

As histórias em quadrinhos estão novamente de luto: no último dia 23 de abril, faleceu o quadrinhista italiano Romano Scarpa, grande nome dos quadrinhos europeus.

Venerado por legiões de fãs, ele foi o criador de diversos personagens do universo Disney, no qual trabalhou durante muitos anos, sendo colocado por muitos estudiosos no mesmo nível de seus colegas Carl Barks, Giovan Battista Carpi, Floyd Gottfredson e outros.

Nascido em Veneza, em 27 de setembro de 1927, Scarpa trabalhou em animação durante a década de 1940, ambiente que ele abandonou posteriormente para se dedicar totalmente às histórias em quadrinhos. Era um artista completo, prolífico e de grande talento, revelando-se também um grande narrador gráfico e elaborando histórias que fascinaram gerações de leitores. Foi o sucessor de Floyd Gottfredson à frente das histórias do camundongo Mickey, na Itália, desempenhando tão magistralmente essa função que muitos fãs preferem o seu trabalho ao do criador norte-americano.

A Scarpa também devemos a criação de diversos personagens do universo Disney, como Brigite (a pata apaixonada pelo Tio Patinhas), Filomeno, Tudinha (a namorada do João Bafo-de-Onça), a Pata Ieié ou Pata Lee (uma patinha hippie), entre outros, além de ter colaborado, juntamente com Carpi, na elaboração gráfica da História e Glória da Dinastia Pato, escrita por Guido Martina. Além das personagens dos estúdios Disney, Scarpa também desenhou e elaborou histórias para várias outras, como o urso Zé Colméia, Lupo (do alemão Rolf Kauka) e Angelino.

Considerado um verdadeiro ícone dos quadrinhos em seu país, Scarpa influenciou vários outros autores, destacando-se, entre eles, Giorgio Cavazzanno, que foi arte-finalista de seus desenhos durante a década de 1960.

Mais informações sobre o autor podem ser encontradas em seu site pessoal ou na enciclopédia virtual Wikipedia.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.