Icone Chippu

Alguém disse desconto? Com o Chippu você tem ofertas imperdíveis de streamings e Gift cards! Corre!

Aproveite as ofertas da Chippu Black!

Icone Conheça Chippu Ver ofertas
Icone Fechar
HQ/Livros
Notícia

Morre o quadrinista Bob Oksner

Criador de Miss Cairo Jones tinha 90 anos

ÉA
28.02.2007, às 00H00.
Atualizada em 21.09.2014, ÀS 13H22

Bob Oksner não está naquele almejado hall da fama dos grandes desenhistas de quadrinhos dos EUA, ao lado de Will Eisner, Jack Kirby e outros. Mas seu estilo marcou a DC dos anos 50 e 60, em termos tanto da qualidade de seu traço quanto da sua grande produtividade. É por isso que a notícia de sua morte, no último dia 18 de fevereiro, marcou fãs da velha guarda.

Oksner começou carreira na Funnies Inc., um dos maiores estúdios de HQ dos anos 40. Daí passou para a Timely (que depois viria a ser conhecida como Marvel Comics) e, de 1945 a 1947, para a tira Miss Cairo Jones, de sua criação.

Omelete Recomenda

1

None

Um fã de Miss Cairo Jones, o editor da DC Sheldon Mayer convidou Oksner para sua editora, onde o autor passou praticamente o resto da carreira. Trabalhando em quadrinhos licenciados da TV (estrelando Jerry Lewis, Sgt. Bilko, Pat Boone, Bob Hope), Oksner notabilizou-se por suas belas mulheres, que sempre dava um jeito de inserir no quadros. Foi a partir daí que, mais tarde, teve passagens por Mulher-Maravilha, Supergirl, na série de Lois Lane e em Angel and the Ape, co-criação sua.

Nesse meio tempo, o autor ainda trabalhou com tiras de jornais: produziu uma baseada no popular seriado I Love Lucy entre 1952 e 1955, e a curta mas elogiada Soozie (criação própria) de 1967 a 1968. A partir de 1969, Oksner começou a colaborar nos roteiros de Dondi, tira de seu amigo Irwin Hasen - a parceria durou até a aposentadoria do autor, em 1986.

Segundo o historiador dos quadrinhos Mark Evanier, Oksner largou totalmente o lápis após a aposentadoria, tendo inclusive vendido sua prancheta. Só retornou a fazer rabiscos após pedidos insistentes dos fãs, e participou da San Diego Comic-Con de 2002 falando da sua experiência na Era de Ouro.

Oksner tinha 90 anos.

Comentários (0)

Os comentários são moderados e caso viole nossos Termos e Condições de uso, o comentário será excluído. A persistência na violação acarretará em um banimento da sua conta.

Sucesso

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.