O roteirista e editor de quadrinhos Jim Shooter morreu nesta semana, aos 73 anos. Shooter foi editor-chefe da Marvel Comics entre os anos 70 e 80, sendo responsável por algumas das fases mais memoráveis da editora. O escritor tratava um câncer de esôfago.
Foi dele, por exemplo, a ideia das Guerras Secretas, grande evento dos anos 80 nos quadrinhos que redefiniu diversos heróis, entre eles o Homem-Aranha com seu uniforme negro, e também serviu de inspiração para uma segunda saga de mesmo nome - que, por sua vez, vai inspirar o último filme dos Vingadores, chamado de Guerras Secretas, que estreia em 2027. Shooter foi o roteirista do evento original. A minissérie original vendeu milhões de cópias.
Foi sob o comando de Shooter, também, que a Marvel Comics publicou a fase de Chris Claremont e John Byrne nos X-Men, considerada por muitas a mais importante do grupo. O Demolidor de Frank Miller também é da mesma época, influente até os dias de hoje. Em sua época como editor-chefe, a Marvel chegou a representar 80% do mercado de quadrinhos norte-americanos.
Shooter não era conhecido por ser fácil de trabalhar. Relatos de escritores e amigos diziam que ele tinha uma "mão de ferro" e que não deixava as coisas fáceis para seus empregados, mas seu legado aponta para um trabalho de gerência de grande importância. É dito que, quando Shooter foi demitido da Marvel, nos anos 80, alguns autores fizeram um churrasco para comemorar suasaída.
Jim Shooter nasceu em 1951, na Pensilvânia, e se destacou no mercado de quadrinhos quando foi convocado pela DC Comics para escrever. Na época ele tinha apenas 14 anos e trabalhou em publicações do Superman, Supergirl e da Legião dos Super-Heróis.
Comentários ()
Os comentários são moderados e caso viole nossos Termos e Condições de uso, o comentário será excluído. A persistência na violação acarretará em um banimento da sua conta.
Faça login no Omelete e participe dos comentários