Veja Me Ame com Ternura na Reserva Imovision

Icone Fechar
HQ/Livros
Notícia

Morre Jack Jackson, pai dos quadrinhos underground

Morre Jack Jackson, pai dos quadrinhos underground

ÉA
23.06.2006, às 00H00.
Atualizada em 31.01.2017, ÀS 19H01

Jack "Jaxon" Jackson faleceu no último dia 8 de junho, aos 65 anos. O artista norte-americano foi um dos fundadores da Rip Off Press, editora que fomentou a febre dos quadrinhos underground no final dos anos 60 nos EUA. Foi a Rip Off que publicou muitos trabalhos de Robert Crumb e Gilbert Shelton (Freak Brothers) e adotou a importante antologia Zap Comix, iniciada por Crumb.

Jackson começou sua carreira como cartunista no seu estado natal, o Texas. Sua revista God Nose, que ele mesmo publicou em 1964, é considerada por alguns historiadores o primeiro quadrinho underground.

Sempre em problemas com autoridades por seu trabalho fora dos padrões, Jackson foi conferir a contracultura hippie de perto em São Francisco, na Califórnia, em 1966. Instalou-se lá, onde começou a desenhar pôsteres de bandas. Os quadrinhos underground começaram a virar febre na cidade entre 1967 e 1968, especialmente por iniciativa de Robert Crumb. Em 1969, Jackson, Gilbert Shelton, Fred Todd e Dave Moriarty decidiram criar a Rip Off Press para apoiar a cultura nascente. Sua principal iniciativa foi dar uma casa editorial à antologia Zap Comix, cujas primeiras edições tinham sido publicadas por Crumb e seus amigos cartunistas.

Jack Jackson seguiu carreira nos quadrinhos após a Rip Off, tendo sido o primeiro artista a ter um álbum publicado pela editora Fantagraphics, hoje líder nos quadrinhos alternativos dos EUA. No fim dos anos 70, ele voltou ao Texas e iniciou uma série de livros ilustrados que contam a história do estado, reconhecidos por seu intenso trabalho de pesquisa.

O autor sofria de câncer de próstata e diabetes, mas os informes são de que ele cometeu suicídio. Ele deixa a esposa, Tina, e o filho Sam, que já começa uma carreira como ilustrador.

A Zap Comix teve um "best of publicado no Brasil pela editora Conrad, que mostra, ao menos, bons exemplos da cultura underground que Jackson fomentou.







Omelete Recomenda

Comentários (0)

Os comentários são moderados e caso viole nossos Termos e Condições de uso, o comentário será excluído. A persistência na violação acarretará em um banimento da sua conta.

Sucesso

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.