![]() |
![]() |
Calma, deixa que eu explico. Poucas pessoas sabem disso, mas o primeiro grupo de heróis da Marvel, criado por Stan Lee e Jack Kirby, foi baseado em pessoas reais. Agora, depois de mais de 40 anos, sua história será revelada aos fãs em uma mini-série escrita por James Sturm, o autor de The Golem´s Mighty Swing, escolhido pela revista Time como a melhor HQ de 2001. As ilustrações serão de Guy Davis e as capas por Graig Thompson.
Sturm explicou como se deu a idéia para a história e do que se trata o projeto.
“Doze anos atrás, enquanto visitava minha tia Alice, eu estava folheando um álbum de família. Na parte de trás, havia alguns recortes de jornal sobre os feitos de Johnny e Sue Sturm, dois irmãos que correram grandes riscos durante a guerra fria. Apesar deles não fazerem parte da família, tia Alice disse que meu tio Travis, um veterano da Segunda Guerra, tinha muito orgulho do fato de termos o mesmo sobrenome. Quando comentei que eu lia uma hq em que havia um irmão e uma irmã chamados Johnny e Sue Storm, tia Alice riu da minha ignorância”
“Como eu ainda não era nascido em 1961, nunca soube que o Quarteto Fantástico era baseado nas vidas de pessoas que realmente existiram. Como geralmente acontece, a vida real era tão espetacular quanto a ficção. Oito anos atrás eu comecei a pesquisar as vidas e os feitos do histórico Quarteto Fantástico, com a esperança de escrever sua biografia definitiva”.
E justamente o resultado dessa pesquisa que chegará às lojas em 2003. Segundo o escritor, sua intenção é mostrar os primeiros dias do Quarteto através dos olhos de um historiador. Por isso, a história é profundamente calcada em fatos reais, obtidos através de informações conseguidas por ele junto ao FBI, arquivos escolares, militares, contas pessoais e mesmo os diários dos verdadeiros Reed, Ben, Johnny e Sue, além do material fornecido pela própria Marvel.
A primeira parte da série, intitulada Unstable molecules (moléculas instáveis), chega às lojas em 2 de janeiro do ano que vem e traz uma introdução aos reais Reed, Ben, Johnny e Sue e à época em que viveram. A segunda parte, The mad Thinkers explora o trabalho deles como agentes do governo e seu envolvimento na corrida espacial. The negative zone fecha a série e mostra os últimos (e tristes) anos desse quarteto fantástico da vida real.
Devido à complexidade do projeto, a mini-série terá uma periodicidade semelhante à da trilogia Guerra nas Estrelas, visto que The mad Thinkers está prevista para 2007 e The negative zone para 2013.
E
se você ainda não percebeu, claro que se trata de mais uma jogada
de marketing da Marvel para promover seu novo lançamento. Lembre-se que
o projeto foi anunciado (leia aqui)
em janeiro e sua descrição na época era "uma mini-série
em 1959, antes do Quarteto ganhar super-poderes". Se ainda tem dúvidas,
basta uma olhadinha na capa da segunda edição, ao lado. Ou será
que James Sturm também teve acesso aos arquivos da CIA sobre o caso Roswell?
;-)
A idéia é muito parecida com o que a editora fez com Sentry: O Sentinela (publicado no Brasil pela Mythos), na qual um herói "esquecido" por Stan Lee é encontrado décadas depois e sua história finalmente revelada. Também é pouco provável que a periodicidade anunciada seja real (10 anos pra escrever uma mini-série? só mesmo o Alan Moore). Mesmo assim, é algo a ser conferido, já que a equipe criativa e a idéia são ótimas!
Leia mais:
18/01/2002 Criador
independente em mini-série do Quarteto Fantástico
Comentários (0)
Os comentários são moderados e caso viole nossos Termos e Condições de uso, o comentário será excluído. A persistência na violação acarretará em um banimento da sua conta.
Faça login no Omelete e participe dos comentários