Capa do livro Minha Sombria Vanessa/Intrínseca

Créditos da imagem: Intrínseca/Divulgação

HQ/Livros

Notícia

“Lolita da era #MeToo”, livro Minha Sombria Vanessa é publicado no Brasil

Obra de Kate Elizabeth Russell reflete a mudança na percepção sobre abuso e consentimento

Nicolaos Garófalo
07.05.2020
00h30

Elogiado por publicações como The New York Times e The Washington Post, o livro Minha Sombria Vanessa, de Kate Elizabeth Russell, será publicado no Brasil pela Intrínseca. O romance narra a história de uma mulher que, anos depois de se envolver com um professor quando ainda era uma adolescente, relembra o relacionamento e questiona a natureza dos seus sentimentos pelo homem, muitos anos mais velho.

Refletindo a mudança de percepção do mundo sobre relacionamentos e abuso, Minha Sombria Vanessa tem sua importância na era #MeToo comparada à de Lolita, clássico de Vladmir Nabokov.

Capa do livro Minha Sombria Vanessa/Intrínseca
Intrínseca/Divulgação

A sinopse oficial do livro diz: “Em 2000, Vanessa Wye é uma estudante solitária de ensino médio. Talentosa e com o sonho de ser escritora, ela diz não se importar de não ter namorados, principalmente depois que o professor de inglês, Jacob Strane, um homem de 42 anos, começa a prestar atenção nela, elogiando seu cabelo, suas roupas e lhe emprestando alguns de seus livros favoritos. Antes que Vanessa perceba, os dois embarcam em uma relação, e a jovem acredita que o professor a ama, que entre os dois há algo especial. Mais de uma década depois, uma ex-aluna acusa Strane de abuso sexual, e Vanessa começa a questionar se o que viveu foi realmente uma história de amor ou se não teria sido ela também uma vítima de estupro. Mesmo passado tanto tempo, Strane ainda é uma presença constante em sua vida. Como ela seria capaz de rejeitar aquele primeiro amor?

A edição brasileira do livro tem 432 páginas e está disponível em formato físico, por R$ 49,90, e e-book, por R$ 34,90 no site da editora.