Marvel vai voltar a fazer capas metalizadas e holográficas
Reformulação da linha Ultimate ressuscita modismo dos anos 90
Os quadrinhos com capas metalizadas (foil, como chamam lá) e com holografias vão voltar às comic shops dos EUA este ano. A Marvel anunciou que os primeiros lançamentos da reformulada linha Ultimate sairão em versões alternativas com o que chama de foilograms.
As capas foil e holográficas marcaram os anos 90, principalmente no início da década, em que o mercado de gibis era visto como investimento. Fãs compravam dezenas de exemplares da mesma edição para vendê-las a preço mais alto em médio prazo. A especulação realmente rendia em alguns casos - com gibis que pulavam de US$ 1 para US$ 50 em questão de uma semana.
Avengers
Spiderman
Aproveitando a onda, editoras como Marvel e DC começaram a lançar edições comemorativas com capas alternativas - a versão limitada com capa metalizada, holografias e/ou relevos, um pouco mais cara, e a versão com capa normal, a preço também normal. Fãs especuladores compravam caixas da versão limitada. A especulação é considerada um dos motivos que levou à queda violenta do mercado a partir da segunda metade da década passada.
Fazia mais de dez anos que Marvel e DC haviam esquecido das foils. O retorno começa já este mês, com as primeiras edições de Ultimate Comics Avengers e Ultimate Comics Spider-Man. No próximo mês, ainda há o primeiro número da minissérie Ultimate Comics Armor Wars.
A Marvel promete que só vai usar o recurso para grandes eventos, como é o caso do relançamento da linha Ultimate. A desculpa, porém, é a mesma nos anos 90 - além das edições 1, 50, 100, etc., a editora começou a fazer grandes eventos em todas as edições de suas séries.
Para relembrar a década de 90, o site Bleeding Cool fez uma seleção das capas cheios de efeitos da época. Confira.
Leia mais sobre a Marvel Comics