HQ/Livros

Notícia

Marvel acabando com a linha Epic

Marvel acabando com a linha Epic

Rodrigo Monteiro
12.11.2003
01h00
Atualizada em
22.01.2017
13h02
Atualizada em 22.01.2017 às 13h02

Com a saída de Bill Jemas da presidência da Marvel, a editora parece, aos poucos, se livrar de algumas - das poucas - boas iniciativas que ele propôs. O destino da linha Epic é um bom exemplo.

Pouco após dar o bilhete azul a Jemas, a Marvel divulgou que os primeiros títulos da linha - à exceção dos já lançados - foram adiados para fevereiro de 2004. Logo em seguida, declarou que não aceitaria mais propostas de novos gibis, uma vez que todo o departamento passaria por reformulação.

No final da semana passada, a editora parece ter jogado a última pá de cal no projeto. Anunciou que os quatro títulos programados - Phantom Jack, Young Ancient One, Strange Magic e Sleepwalker - serão compilados em uma antologia trimestral.

No entanto, de acordo com a editora Stephanie Moore, a continuidade da antologia dependerá do seu desempenho nas lojas, contrariando a idéia básica por trás de toda a iniciativa Epic que era a de garantir a manutenção dos gibis no mercado, independente das vendas iniciais. Além disso, havia um programa de incentivos (leia-se mais grana) para os criadores cujos títulos tivessem desempenho superior ao esperado.

Em memorando enviado aos criadores, obtido pelo Newsrama, Moore pede que parem de trabalhar nas segundas edições de seus projetos, até que se saiba se a antologia continuará. A Marvel promete remunerar devidamente o empenho deles, independentemente do gibi passar da primeira edição.

Até agora, a Marvel lançou três títulos da linha Epic: Trouble, de Mark Millar (Ultimate X-Men, Os Supremos), Terry e Richard Dodson (Harley Quinn); Gun theory, de Daniel Way (Venom) e John Proctor, ambas minisséries; e Crimson Dynamo, do novo roteirista do gibi do Homem de Ferro, John Jackson Miller. Miller, inclusive, já anunciou que sua revista terá apenas seis edições - três já foram - publicadas antes de entrar em animação suspensa.