Icone Chippu

Alguém disse desconto? Com o Chippu você tem ofertas imperdíveis de streamings e Gift cards! Corre!

Aproveite as ofertas da Chippu Black!

Icone Conheça Chippu Ver ofertas
Icone Fechar
HQ/Livros
Notícia

Mark Waid fora de <i>Quarteto Fantástico</i>

Mark Waid fora de <i>Quarteto Fantástico</i>

R"
17.06.2003, às 00H00.
Atualizada em 20.11.2016, ÀS 02H04
Ontem, o roteirista Mark Waid confirmou ao Newsarama que vai deixar o gibi do Quarteto Fantástico em Fantastic Four 508. Na verdade, ele foi demitido do cargo na última sexta-feira.

“Sexta-feira eu recebi um telefonema da Marvel me informando que FF 508 seria minha última edição. Estou muito desapontado, mas, ei, a caixa de areia é da Marvel, não minha”.

Waid estreou no título em agosto passado, na edição de número 489, que custou 9 centavos de dólar, uma resposta da Marvel às edições de Batman e Super-Homem que chegaram às lojas ao preço de 0,10 dólares. Mike Wieringo (Flash, Homem-Aranha) assumiu os lápis do título na mesma edição e, sob a batuta da dupla, as vendas do gibi sofreram uma significativa alta. O trabalho do time, no entanto, passou a chamar mesmo a atenção a partir do arco "Unthinkable", que marcou a volta do Dr. Destino às páginas do Quarteto.

“Gostaria de ter ficado mais tempo no título e admito que fiquei surpreso com minha abrupta demissão”, continuou o escritor. “Há algumas semanas, Bill (Jemas, presidente da Marvel) me ligou e tentou me convencer a deixar de lado a abordagem ‘aventureira ao extremo’ e tudo o mais que estávamos fazendo. A idéia dele era tornar o FF uma estranha tragicomédia suburbana, na qual Reed seria um professor maluco que cria inventos fantásticos, mas inúteis, Sue sustentaria a casa, o vizinho rabugento seria seu novo ‘arquiinimigo’, etc. Tom Brevoort (editor do Quarteto) e eu discutimos essa idéia exaustivamente e, finalmente, me desculpei e expliquei que não sentia que aquilo fosse algo que eu pudesse escrever ou no qual pudesse enfocar minhas forças: uma reformulação radical dessas seria muito distante daquilo que fui contratado para escrever. Eu nem podia me concentrar nessa idéia. Ainda não posso. E então veio a resposta ‘iremos usar esse conceito em outro título. Diga a Mark para continuar o que vem fazendo’, tudo parecia em ordem”.

“Mas”, continuou Waid “eles não são meus personagens. Essencialmente, meu trabalho é vender ao editor algo que ele queira publicar. Então, em um ato de boa-fé, Tom e eu juntamos nossas cabeças e – meio que pra nossa surpresa – descobrimos uma maneira lógica de entregar um arco de histórias após Authoritative action (arco que começa logo após Unthinkable) que poderia ‘suburbanizar’ a série temporariamente sem mudar as personalidades do Quarteto de forma que se tornassem irreconhecíveis. Para ser honesto, ficamos meio que orgulhosos de nós mesmos por sermos caras que jogamos pro time (...), mas, no fim das contas, nossos esforços se mostraram inúteis. Me parece que a decisão de me substituir foi tomada no momento em que eu falhei em seguir a programação. Ainda assim, é a empresa e a prerrogativa de Bill”, finalizou. Waid comentou ainda que acredita que o próprio Bill Jemas será seu substituto em Fantastic Four.

Logo em seguida às declarações de Mark Waid, o editor Joe Quesada saiu em defesa do presidente da empresa. Segundo Joe, a demissão de Waid foi apenas uma decisão de negócios. Bill Jemas pediu que Waid mudasse o tom de suas histórias no Quarteto e, como ele não se sentiu confortável com essa situação, foi convidado a deixar o gibi e assumir outro título da Casa das Idéias. Quesada garantiu que Waid “viajou na maionese” na descrição do Quarteto suburbano e que Bill Jemas não será o escritor do título a partir do número 509. Além disso, o novo escritor do título será anunciado em breve e o mesmo manterá a mesma qualidade que Waid vinha mantendo no gibi.

Fantastic Four 508 é a edição final de "Authoritative action", arco em seis partes que começa em FF 503 (agosto) e está sendo ilustrado por Howard Potter.

Além de Waid, Mike Wieringo também deve deixar o Quarteto. Durante a Heroes Convention em Charlotte, Carolina do Norte, o desenhista disse que deixaria o título se Waid fosse mesmo demitido.

Omelete Recomenda

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.