HQ/Livros

Notícia

Livros de Paulo Coelho e Dan Brown são confiscados e queimados na Líbia

Exército Nacional Líbio classificou obras como 'eróticas' e contra o Islã

23.01.2017, às 15H01.
Atualizada em 23.01.2017, ÀS 16H02

Obras do escritor Paulo Coelho e do autor americano Dan Brown estão entre as apreendidos em operações lideradas pelo Exército Nacional Líbio contra livros 'eróticos' ou contra o Islã na cidade de Al Marj, no leste da Líbia. Escritores e intelectuais líbios publicaram um comunicado em protesto à ação do grupo, que responde ao marechal Jalifa Haftar, comandante de grande parte do leste líbio.

Eles denunciaram a situação, e declararam que "seja qual for o pretexto", é uma tentativa de "amordaçar as vozes e confiscar a liberdade de opinião e pensamento". De acordo com autoridades de segurança da cidade, a "invasão cultural" através dos livros sobre cristianismo e bruxaria, além de romances com passagens "eróticas", são contrárias aos preceitos do islamismo sunita, considerado uma vertente mais moderada.

O escritor brasileiro mostrou indignação nas redes sociais e prometeu acionar autoridades brasileiras, mas aproveitou para esclarecer que a ação dos fanáticos não justifica islamofobia.

 

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.