Já está em pré-venda, pela Editora Devires (acesse aqui), o livro Pode Um LGBTQIA+ Ser Super-Herói no Brasil?. Escrito pelo mestre e doutor em Comunicação Christian Gonzatti, ele parte da tentativa de censura do então prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, a uma HQ da Marvel, para traçar uma análise sobre a representatividade LGBTQIA+ na cultura nerd brasileira.
O episódio aconteceu em setembro de 2019, quando Crivella mirou a história "Vingadores: A Cruzada das Crianças" como alvo de sanções na Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro. Como afirma Gonzatti: "O incômodo de conservadores, fundamentalistas religiosos e apoiadores da extrema-direita, o que inclui o citado ator político, foi performado principalmente nas plataformas digitais. O que faz desse caso um cibercontecimento".
Segundo autor, "no livro, é produzida uma investigação comunicacional que assume a dimensão de um documento político e histórico de como o Brasil gerido pela extrema-direita tem perseguido as representações positivas de personagens LGBTQIA+ na cultura pop utilizando uma falaciosa ideia de que crianças estão sob ameaça com esses personagens".
Gonzatti ainda visa inspirar mais atos de resistência à censura e outras reações motivadas pelo preconceito, citando como exemplo a capa do jornal A Folha de S.Paulo de 7 de setembro de 2019. Na data, feriado da independência do Brasil, o beijo dos super-heróis gays Wiccano e Hulkling, que motivou a perseguição de Crivella à HQ dos Vingadores, estampou a edição.
O Omelete agora tem um canal no Telegram! Participe para receber e debater as principais notícias da cultura pop (t.me/omelete).
Acompanhe a gente também no YouTube: no Omeleteve, com os principais assuntos da cultura pop; Hyperdrive, para as notícias mais quentes do universo geek; e Bentô Omelete, nosso canal de animes, mangás e cultura otaku.