Viva a música sem limites com Deezer!

Icone Conheça Chippu
Icone Fechar
HQ/Livros
Notícia

Livro de Adolf Hitler é adaptado para mangá e gera controvérsia

Autoridades da Bavária se dizem contra a versão japonesa de Mein Kampf

ÉA
16.09.2009, às 00H00.
Atualizada em 30.01.2017, ÀS 13H00

Mein Kampf ("Minha Luta"), o famoso livro autobiográfico e doutrinário de Adolf Hitler, foi adaptado para uma versão em mangá. A responsável é a editora japonesa East Press.

A HQ é uma adaptação do livro dentro da típica linguagem dos quadrinhos japoneses, e já vendeu 45 mil exemplares no país, segundo a editora (o número é consideravelmente baixo para o mercado japonês). Em entrevista ao jornal Asahi Shimbun, um representante da East Press diz que "é um livro famoso, mas poucos o leram. Acredito que é material de estudo sobre Hitler, um homem que é sinônimo de demônio, e sobre o pensamento que o levou à tragédia".

Omelete Recomenda

Mein Kampf

None

Autoridades do estado alemão da Bavária - que detém os direitos autorais sobre o livro, mesmo que a Alemanha tenha banido a obra desde 1945 - manifestaram seu desagrado com o mangá. Também ao Asahi Shimbun, dizem: "Temos problemas com o mangá como uma mídia apropriada para a apresentação crítica deste conteúdo problemático".

A Bavária retém os direitos sobre a obra até 2015, e é contra sua publicação em qualquer idioma - mesmo que editores, inclusive judeus, solicitem a publicação de versões comentadas da obra para contextualizar seu texto "perigoso".

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.