Além de Bruce Wayne: quem já assumiu o manto do Batman nas HQs

Créditos da imagem: DC Comics/Divulgação

HQ/Livros

Lista

Além de Bruce Wayne: quem já assumiu o manto do Batman nas HQs

Quando o Cavaleiro das Trevas esteve indisponível, outros heróis vestiram o capuz

Omelete
1 min de leitura
21.09.2019, às 12H59.
Atualizada em 28.07.2022, ÀS 10H09

Uma das grandes falácias criadas nesses 80 anos de Batman é que só e apenas Bruce Wayne pode vestir a capa e o capuz que assombram os criminosos de Gotham. Afinal, foi o milionário que, em 1939, assumiu pela primeira vez a identidade do herói para proteger sua cidade natal.

A verdade, porém, é outra. Em oito décadas de história, o manto do Cavaleiro das Trevas já passou por ex-Robins, anti-heróis violentos e até versões alternativas de queridos personagens do universo DC.

Confira abaixo os Bat-substitutos que cederam seu tempo quando Bruce estava indisposto:

Menção honrosa – Superman

Warner Animation Group/Divulgação

Em um dos momentos mais marcantes de Superman – A Série Animada, o Azulão é chamado por Robin/Tim Drake para ajudar na investigação do desaparecimento do Batman. Apesar de não fazer parte das HQs, o momento é digno de lembrança por conta da surra que Clark Kent dá em um desavisado Bane – utilizando uma fórmula turbinada de Veneno – usando o Bat-traje. Um dos grandes momentos das animações clássicas da DC e não foram poucos!

Jean-Paul Valley – Azrael

DC Comics/Reprodução

Imobilizado após a derrota para Bane no clássico A Queda do Morcego, Bruce precisa escolher um substituto para defender Gotham na sua ausência.Não querendo ofender Dick Grayson após ele assumir a identidade de Asa Noturna, o milionário recruta Jean-Paul Valley, conhecido como o anti-herói Azrael como o novo Batman. Com uma armadura tecnológica assustadora – e típica das HQs do começo dos anos 1990 -, Jean-Paul passa a defender a cidade ao lado de Tim, o terceiro Robin, mas uma lavagem cerebral programada em Azrael quando ele ainda era pequeno faz com que ele se torne cada vez mais violento, obrigando a Bat-família a intervir para aposentá-lo do posto. Enquanto muitos leitores questionaram a indicação de Bruce ao colocar o instável anti-herói como Batman, nos bastidores, a escolha por Jean-Paul tinha uma lógica mais prática: a importância do Asa Noturna para a revista dos Titãs era grande e trazer Dick de volta para Gotham poderia causar problemas para os roteiristas da DC.

Dick Grayson – Asa Noturna

DC Comics/Divulgação

Pouco depois de ajudar Bruce, Tim e Barbara Gordon/Batgirl a tomar o manto de Batman de Azrael, Dick cobriu o posto do pai adotivo por um curto período, deixando Donna Troy na liderança dos Titãs.

Anos mais tarde, após a aparente morte do Batman em Crise Final e o arco Batalha Pelo Capuz, Grayson assumiu o posto, promovendo Tim de Robin a Robin-Vermelho e Damian Wayne,filho recém-descoberto de Bruce a Menino-Prodígio. Reconhecida como uma das melhores fases do Batman dos últimos tempos, o roteiro de Grant Morrison inverteu os papéis da dupla dinâmica, com um Cavaleiro das Trevas (Dick) mais irreverente e um Robin (Damian) mais sério.

Tim Drake (futuro alternativo) – Robin-Vermelho

DC Comics/Reprodução

Primeira versão do Batman fora da realidade principal da DC na lista, o Morcegão de Tim Drake apareceu no título Os Novos Titãs no arco O Futuro Começa Agora. Na história, os Titãs são jogados para um futuro em que o grupo substituiu a Liga da Justiça, com Superboy, Robin e Moça-Maravilha assumindo os nomes de seus antigos mentores. A versão alternativa de Tim, porém, é a mais diferente. Descontente com a morte de Stephanie Brown/Salteadora, o Batman de Drake é extremamente violento, não hesitando em matar ou usar armas de fogo contra seus oponentes.

Recentemente, essa versão reapareceu Detective Comics após Renascimento e, deixando o capuz para trás, ele assumiu o nome de Salvador antes de ser parado por seus antigos colegas Titãs.

Comissário Gordon

DC Comics/Divulgação

Com o Cavaleiro das Trevas dado como morto – de novo – e Bruce sofrendo com amnésia após os eventos da história Fim de Jogo, a polícia de Gotham se alia a uma grande empresa de tecnologia para construir uma armadura avançada, nomeando o comissário Jim Gordon como o novo Batman, que atuaria ao lado da lei. Durante o período do policial como Homem-Morcego, a juventude de Gotham se rebelou contra a ascensão criminosa na cidade no evento Nós Somos Robin.

Terry McGinnis – Batman Beyond

DC Comics/Divulgação

Introduzido na animação Batman do Futuro, de 1999, Terry McGinnis era um adolescente normal até ser perseguido por uma gangue de Coringas, arruaceiros que dominaram a cidade de Neo Gotham. Criado por Bruce Timm e Paul Dini, responsáveis pela renomada Batman: A Série Animada, Terry passou a integrar o universo regular da DC desde a linha Novos 52, introduzida após o Ponto de Ignição. Seu irmão, Matt, serviu brevemente como Robin, mas um encontro com o Coringa fez Bruce, com medo de perder mais um menino-prodígio, demitir o garoto.

Damian Wayne (futuro alternativo) – Robin

DC Comics/Divulgação

Em um futuro alternativo mostrado em Batman #666, Damian, filho legítimo de Bruce Wayne, se torna o novo Batman após não conseguir salvar o pai. Com um traje preto e cinza desenhado por Bruce, Damian protege Gotham de maneira letal e violenta, semelhante à versão alternativa de Tim Drake. Único Batman com superpoderes, a edição deixa subentendido que o herdeiro do capuz teria feito um acordo com o demônio. Seus métodos brutais – que incluem armar diversos prédios proeminentes de Gotham, transformando a cidade em si em uma grande armadilha - criam um racha entre ele e a agora comissária Bárbara Gordon e o novo Superman, Conner Kent. Essa mesma versão de Damian foi revisitada recentemente na revista DCeased.

Thomas Wayne – Batman

Quando Barry Allen, o Flash, decide voltar no tempo para salvar sua mãe, ele cria ondulações que afetam todo o universo DC, criando o Ponto de Ignição. Atlântida e Themiscira se aliam como grandes nações imperialistas, com Aquaman e Mulher-Maravilha liderando invasões a Estados Unidos e Europa, o Superman se torna um rato de laboratório e o Batman é, agora, Thomas Wayne. Assim como aconteceu no universo regular, a família Wayne foi assaltada no Beco do Crime mas, desta vez, a vítima foi o garoto Bruce e não seus pais. Enquanto Martha enlouquece com a morte do filho, tornando-se a Coringa do Ponto de Ignição, Thomas seguiu o caminho contrário, jurando vingança e “criando” o Batman, um vigilante letal que não poupa a vida dos criminosos de Gotham e que ajuda Barry a restabelecer a ordem natural do universo, resultando nos Novos 52.

O Cavaleiro das Trevas de Thomas reapareceu duas vezes desde Renascimento, reboot mais recente da editora: primeiro em O Bóton, em que Bruce e Barry investigam a aparição do bóton do Comediante na Bat-Caverna; e no arco atual Cidade de Bane, em que Thomas surge no universo regular da DC e se une ao vilão que quebrou as costas do Morcego para dominar Gotham ao lado de diversos outros inimigos de Bruce, expulsando o filho da cidade. Ao seu lado, ele tem a instável Gotham Girl servindo como Robin e impedindo que qualquer membro da bat-família tente se infiltrar na cidade.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.