Kryptonita no cabelo faz mal a Wella
Kryptonita no cabelo faz mal a Wella
A
DC Comics está processando a empresa Wella Corp por chamar
de Kryptonite (Kryptonita) seu novo gel para cabelo da linha Liquid
Hair, de coloração esverdeada e brilhante. Segundo a editora,
a empresa californiana está “usurpando […] o magnetismo comercial
do Super-Homem” e maculando a marca registrada Kryptonite. Uma vez que
o gel aparece com um símbolo ™, a queixosa alega que “o público
pode pensar que se trata de uma associação entre o gel e a personagem,
dando à Wella um benefício não merecido da fama do Super-Homem”.
A ação, proposta na corte federal de Manhattan, pretende que danos não especificados sejam ressarcidos e que Wella Corp deixe de usar o nome kryptonite em qualquer um de seus produtos capilares. A ação também nomeia a Wella AG, a matriz da Wella Corp. como ré.
A Kryptonita, em geral retratada como uma rocha verde e brilhante, goza de lugar de destaque no mito do Homem de Aço. Trata-se de um minério inventado para o programa de radio do Super-Homem e que teria resultado das alterações químicas sofridas pelas substâncias de Krypton, o planeta natal do Super-Homem, após sua explosão. Ao longo destes sessenta anos, foram criados cinco tipos de Kryptonita: a verde, a vermelha, a dourada, a azul e a branca. As três primeiras são tóxicas para o Super-Homem. A mais famosa, sem dúvida, é a modalidade verde, uma vez que, embora invulnerável a quase tudo, o Homem de Aço torna-se vítima fácil da radiação desta rocha.
A Kryptonita Vermelha provoca alterações físicas inusitadas e imprevisíveis na personagem, mas seu efeito é temporário. A Dourada priva o herói permanentemente de seus superpoderes. A radiação azul é tóxica apenas ao monstruoso Super-Homem Bizarro enquanto a branca é lesiva somente às plantas de qualquer planeta.
