HQ/Livros

Notícia

Jerry Ordway pede aos fãs para retornar aos quadrinhos

Artista diz que a DC deveria respeitar melhor os veteranos

08.03.2013, às 00H00.
Atualizada em 29.11.2016, ÀS 02H06

O escritor e roteirista de quadrinhos Jerry Ordway fez esta semana uma postagem em seu blog pessoal que está ganhando grande repercussão no mercado de quadrinhos dos EUA. Com o título "A vida depois dos 50", é uma revisão de sua carreira e de sua dificuldade atual em conseguir trabalho nas HQs.

jerry-ordway

None

Especificamente, em conseguir serviço na DC Comics, editora à qual Ordway dedicou grande parte de sua carreira profissional. Ele começou como arte-finalista na editora em 1980, logo pegou trabalhos de desenhista, arte-finalizou George Pérez na famosa Crise nas Infinitas Terras e, no final da década, já era escritor e desenhista de Superman - envolvido inclusive na "Morte" do homem de aço. Ele também criou uma nova série de Shazam, que durou vários anos, e envolveu-se em projetos especiais da DC como a adaptação de Batman: o Filme e a saga Zero Hora.

"Quanto a minha parte na história da DC nos últimos 33 anos, acredito que tive grande visibilidade e sucesso, e não sou apenas nota de rodapé", escreve no blog.

Ordway diz que, apesar de colecionar alguns sucessos na carreira, foi pouco procurado pelas editoras na última década. Depois de alguns serviços na Marvel, virou artista "tapa-buraco" na DC, colaborado em várias séries e nunca tendo uma garantia de serviço fixo - mesmo depois que foi contratado como exclusivo em 2004. Seu último trabalho foi a minissérie Human Bomb, concluída há pouco lá fora, e repesentou o fim de sua exclusividade.

O artista ainda dá alguns detalhes sobre a dificuldade geral da indústria, quanto aos valores pagos por página e a queda no valor de royalties - por republicação de suas páginas. E estende a reclamação a toda sua geração de quadrinistas: "Meu trabalho ainda é bom, minha mente tem várias histórias para contar, ainda tenho disposição para trabalhar todas as horas do dia e cumprir prazos. Por que as editoras não me passam serviço? Por que os meus amigos, gente que sempre entregou ótimos trabalhos, que mereceu republicação em capa dura, não recebe mais trabalho?"

Ordway já fez uma nova postagem no blog, dizendo que tem tido reações muito positivas quanto ao texto. E dirige-se aos fãs: "Muitos de vocês vêm me dizer que não acham nada de interessante para comprar, fora quando republicam material antigo. Se vocês podem me apoiar, como me apoiaram no que escrevi no blog, então quero ver vocês apoiarem séries dos autores que gostam. Se eu fizer um crowdfunding, gostaria muito de ter o apoio de vocês."

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.