<i>Manwas</i>: HQs coreanas invadem o ocidente
<i>Manwas</i>: HQs coreanas invadem o ocidente
O
Ministério da Cultura da Coréia tem investido pesado nos manwas,
os quadrinhos coreanos.
Na última Comic-Con San Diego, o país estava representado por um enorme estande, no qual estavam expostas HQs para licenciamento e publicação em outros países. O resultado da iniciativa é surpreendente: 40 títulos foram comprados para o mercado norte-americano e mais de 1,1 milhão de dólares foi arrecadado. Os executivos de Hollywood também ficaram empolgados e demonstraram interesse na novidade.
O Brasil também está entrando na nova onda dos manwas. Enquanto a Comic-Con rolava lá, a esperta Conrad Editora já publicava sua primeira HQ do gênero por aqui. Chonchu - O guerreiro maldito chegou às bancas há poucos dias, depois de obter enorme sucesso na Europa, onde está sendo lançado na Itália, França e Alemanha.
Na trama, passada em mundo fictício medieval, vários reinos convivem em constantes alianças e guerras. Nesse local, um grande infortúnio para a raça dos Yemaeks é anunciado, quando um oráculo prevê que a mulher do rei dará a luz ao Filho do Demônio, que deverá ser sacrificado. Porém, o destino prega uma peça e nascem gêmeos. Um artefato místico, a pedra do demônio, é colocada ao lado dos dois e escolhe Chonchu, deixando caminho livre para seu irmão, Ulfasso, assumir o trono. Graças às súplicas da rainha, em vez de ser morto, ele é apenas enviado para ser criado por um povo guerreiro que constantemente desafia a morte. Chonchu cresce como um pária e um guerreiro formidável, mas nem tudo é o que parece ser...
A revista está sendo lançada no mesmo formado dos mangás da Conrad. Felizmente, desta vez a leitura é da esquerda para a direita, diferente do tradicional oriental. Os autores são Kim Byung Jin e Kim Sung Jae, que têm um estilo praticamente idêntico ao dos mangás.
Revista mensal, Chonchu - O guerreiro maldito tem 176 páginas em preto e branco e custa 9,90 reais. A distribuição é nacional.
Novos manwas não devem demorar a aparecer por aqui. Aguarde!