HQ/Livros

Notícia

<i>Harry Potter</i> em quadrinhos... e no exército!

<i>Harry Potter</i> em quadrinhos... e no exército!

10.02.2005, às 00H00.
Atualizada em 15.11.2016, ÀS 10H08

Harry Potter, o sucesso mundial criado por Joanne Rowling, ganhou uma versão em quadrinhos.

O problema é que a versão foi feita por uma revista do exército americano sem autorização da autora. O plágio aconteceu na edição de maio de 2004 da Preventive Maintenance Monthly.

Com uma tiragem mensal de cerca de 80 mil exemplares, a revista usa artigos e quadrinhos para difundir os procedimento de segurança e manutenção aos soldados. Numa história chamada Mogmarts School of Magical PM, oito páginas ilustradas pelo veterano quadrinhista Joe Kubert mostram uma história muito similar à de Harry Potter.

00:00/01:00
Truvid
auto skip

No roteiro, os oficiais do exército visitam "Mogmarts" e aprendem sobre manutenção de equipamento mágico, incluindo varinhas, vassouras e caldeirões. A visita é guiada pelo professor "Rumbledore", que apresenta vários personagens com nomes similares aos criados por Rowling, incluindo um garoto chamado "Topper".

Ken Krunk, editor da Preventive Maintenance Monthly, informou que os quadrinhos são usados apenas para encorajar os soldados a ler o material. A revista já parodiou outros personagens e um porta-voz do exército informou ao jornal The Herald que todas as edições são revisadas pelo departamento jurídico. Tanto a Warner, detentora dos direitos de todos os produtos ligados a Harry Potter, com exceção dos livros, quanto Joanne Rowling têm se mostrado altamente protetores do direito autoral sobre os personagens e o universo de Hogwarts. É pouco provável, no entanto, que a autora ou o estúdio entrem num processo contra o exército dos Estados Unidos.

Além disso, não só a revista reconhece que fez uma paródia, como nos casos que têm chegado à justiça, as acusações de quebra de direito autoral são geralmente dispensadas quando a paródia é feita com fins educativos. Um porta-voz da autora informou à BBC que ainda é cedo para saber se os quadrinhos são algo realmente digno de preocupação. Considerando que a edição já tem quase um ano de idade, o mais provável é que se torne rapidamente um item de coleção.

Desde o sucesso, Joanne Rowling já se envolveu em dois grandes processos de plágio. Em um deles, uma americana acusou a autora de Harry Potter de ter copiado seu livro. No segundo, foi a vez de Rowling acusar o russo Dmitry Yemets de copiar as aventuras do bruxinho britânico em sua Tanya Grotter. Nos dois casos Rowling saiu vencedora.

Leia mais sobre Harry Potter

Comentários (0)

Os comentários são moderados e caso viole nossos Termos e Condições de uso, o comentário será excluído. A persistência na violação acarretará em um banimento da sua conta.

Login

Criar conta

O campo Nome Completo é obrigatório

O campo CPF é obrigatório

O campo E-mail é obrigatório

As senhas devem ser iguais

As senhas devem ser iguais

As senhas devem ser iguais

O campo Senha é obrigatório

  • Possuir no mínimo de 8 caracteres

  • Possuir ao menos uma letra maiúscula

  • Possuir ao menos uma letra minúscula

  • Possuir ao menos um número

  • Possuir ao menos um caractere especial (ex: @, #, $)

As senhas devem ser iguais

Meus dados

O campo Nome Completo é obrigatório

O campo CPF é obrigatório

O campo E-mail é obrigatório

As senhas devem ser iguais

As senhas devem ser iguais

As senhas devem ser iguais

Redefinir senha

Crie uma nova senha

O campo Senha é obrigatório

  • Possuir no mínimo de 8 caracteres

  • Possuir ao menos uma letra maiúscula

  • Possuir ao menos uma letra minúscula

  • Possuir ao menos um número

  • Possuir ao menos um caractere especial (ex: @, #, $)

As senhas devem ser iguais

Esqueci minha senha

Digite o e-mail associado à sua conta no Omelete e enviaremos um link para redefinir sua senha.

As senhas devem ser iguais

Confirme seu e-mail

Insira o código enviado para o e-mail cadastrado para verificar seu e-mail.

a

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.