![]() |
![]() |
Harry Potter, o sucesso mundial criado por Joanne Rowling, ganhou uma versão em quadrinhos.
O problema é que a versão foi feita por uma revista do exército americano sem autorização da autora. O plágio aconteceu na edição de maio de 2004 da Preventive Maintenance Monthly.
Com uma tiragem mensal de cerca de 80 mil exemplares, a revista usa artigos e quadrinhos para difundir os procedimento de segurança e manutenção aos soldados. Numa história chamada Mogmarts School of Magical PM, oito páginas ilustradas pelo veterano quadrinhista Joe Kubert mostram uma história muito similar à de Harry Potter.
No roteiro, os oficiais do exército visitam "Mogmarts" e aprendem sobre manutenção de equipamento mágico, incluindo varinhas, vassouras e caldeirões. A visita é guiada pelo professor "Rumbledore", que apresenta vários personagens com nomes similares aos criados por Rowling, incluindo um garoto chamado "Topper".
Ken Krunk, editor da Preventive Maintenance Monthly, informou que os quadrinhos são usados apenas para encorajar os soldados a ler o material. A revista já parodiou outros personagens e um porta-voz do exército informou ao jornal The Herald que todas as edições são revisadas pelo departamento jurídico. Tanto a Warner, detentora dos direitos de todos os produtos ligados a Harry Potter, com exceção dos livros, quanto Joanne Rowling têm se mostrado altamente protetores do direito autoral sobre os personagens e o universo de Hogwarts. É pouco provável, no entanto, que a autora ou o estúdio entrem num processo contra o exército dos Estados Unidos.
Além disso, não só a revista reconhece que fez uma paródia, como nos casos que têm chegado à justiça, as acusações de quebra de direito autoral são geralmente dispensadas quando a paródia é feita com fins educativos. Um porta-voz da autora informou à BBC que ainda é cedo para saber se os quadrinhos são algo realmente digno de preocupação. Considerando que a edição já tem quase um ano de idade, o mais provável é que se torne rapidamente um item de coleção.
Desde o sucesso, Joanne Rowling já se envolveu em dois grandes processos de plágio. Em um deles, uma americana acusou a autora de Harry Potter de ter copiado seu livro. No segundo, foi a vez de Rowling acusar o russo Dmitry Yemets de copiar as aventuras do bruxinho britânico em sua Tanya Grotter. Nos dois casos Rowling saiu vencedora.
Comentários (0)
Os comentários são moderados e caso viole nossos Termos e Condições de uso, o comentário será excluído. A persistência na violação acarretará em um banimento da sua conta.
Faça login no Omelete e participe dos comentários