<i>À sombra das torres ausentes</i>: Nova HQ de Art Spiegelman nas livrarias
<i>À sombra das torres ausentes</i>: Nova HQ de Art Spiegelman nas livrarias
Acaba
de chegar às livrarias, pela Cia. das Letras, um dos lançamentos
em quadrinhos mais importantes de 2004 no mundo: À sombra
das torres ausentes, nova HQ de Art Spiegelman.
Na edição, o autor de Maus, um dos mais afamados romances gráficos de todos os tempos, reflete sobre os atentados de 11 de setembro de 2001 e suas conseqüências para os Estados Unidos e o mundo.
Ao longo da última década, Spiegelman - ganhador do prêmio Pulitzer - quase não desenhou quadrinhos, preferindo se dedicar a escrever ensaios e a ilustrar capas para a revista New Yorker. No entanto, essa situação mudou, quando, em setembro de 2001, ele assistiu, de uma rua perto de sua casa em Manhattan, à derrubada das Torres Gêmeas.
Diante dos rumos seguidos pelo governo americano após os atentados, Spiegelman foi tomado de uma revolta crescente. Acreditando que administração Bush usurpou a tragédia e reduziu-a a um pôster de recrutamento para sua aventura colonialista no Iraque, ele voltou à prancheta e, mesmo sem jamais ter pretendido fazer quadrinhos abertamente políticos, escreveu e desenhou semanalmente a HQ autobiográfica In the shadow of no towers.
Veiculadas desde 2002 no semanário judaico Forward de Nova Iorque e no jornal alemão Die Ziet, as pranchas coloridas ocupando duas páginas inteiras foram sua tentativa de entender e explicar o que se passava ao seu redor. O formato escolhido lembrava propositalmente as primeiras HQs publicadas em jornais no final do século XIX, inspirando-se em clássicos dos quadrinhos como O Menino Amarelo, Os sobrinhos do Capitão e Krazy Kat.
À sombra das torres ausentes - aguarde a resenha do Omelete - tem 44 páginas em papel cartonado, formato 25,4 X 35,6 cm e custa 78 reais. Compre aqui.
Em outra notícia relacionada, uma reedição de Maus está programada para 2005.