HQ/Livros

Notícia

HQ Tintim no Congo não será republicada nos EUA

Obra polêmica vai ficar de fora até da caixa "completa" de Hergé

08.10.2007, às 00H00.
Atualizada em 21.01.2017, ÀS 01H01

A controvérsia em torno do álbum em quadrinhos Tintim no Congo, que começou em julho, continua. A editora Little, Brown, que republicaria a obra nos EUA este ano, decidiu tirá-la de seu planejamento. E mais: vai publicar em breve uma caixa "completa" da obra de Hergé - mas sem a aventura africana.

Tintim no Congo é o segundo álbum do jornalista-herói dos quadrinhos belgas. Produzido em 1931, quando o Congo ainda era colônia da Bélgica, mostra o personagem dando aulas aos "selvagens africanos" e tendo um comportamento ecologicamente incorreto - ele mata um rinoceronte e um jacaré.

tintim

None

O tratamento do povo africano - inclusive no estilo de desenho de Hergé - foi alvo de críticas de uma organização pró-igualdade racial da Inglaterra, que pediu a retirada da HQ das livrarias. A controvérsia acabou saindo pela culatra - o livro disparou nas vendas.

A decisão da Little, Brown em não reeditar o material - o livro já teve várias edições nos EUA, apesar de antigas - é apenas mais um capítulo de uma história que deve ir longe. Segundo uma porta-voz da editora, em declaração à Publisher's Weekly, "dada a controvérsia em torno do álbum, sentimos que incluí-lo na caixa ofuscaria a verdadeira intenção da coleção, que é apresentar a extraordinária arte de Hergé e sua notável contribuição para as artes gráficas".

Os leitores brasileiros podem ficar mais tranqüilos: a Companhia das Letras já confirmou ao Omelete que publicará Tintim no Congo em português no primeiro semestre de 2008, sem censuras.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.