A
Devir lançou mais um álbum que reúne tiras humorísticas estreladas pelo ratinho
criado por Fernando Gonsales, publicadas originalmente em jornais diários.
Underground por natureza, Níquel Náusea continua explorando
as situações cômicas de seu domínio: o esgoto, onde contracena com a doidona
barata Flit, pulgas e outras ratazanas.
Diferente do ratinho criado por Walt Disney há 75 anos, Níquel Náusea não é fofinho; ao contrário, vive se aproveitando das velhinhas distraídas e assustando as pessoas.
Nesta coletânea, Fernando Gonsales, além de Níquel Náusea, apresenta uma verdadeira fauna de personagens: insetos, mamíferos, anfíbios, répteis, uma variedade de espécies que vai de animais comuns, como cães e gatos, aos mais diferentes, a exemplo de rinocerontes e leões marinhos, até aos inusitados, representados por lobisomem, sereia, por um lindo anatossauro e até pelo verdadeiro Homem-Aranha. Os seres humanos aparecem como coadjuvantes e, na maior parte das vezes, vítimas. Fernando Gonsales está certo: nós, Homo sapiens, ainda somos minoria no planeta. E o artista consegue extrair humor dessa relação complicada que se estabelece entre homens e bichos.
Níquel Náusea: Nem tudo que balança cai!, álbum editado pela Devir, tem 48 páginas em cores e custa R$ 23,00.
Roberto Elísio dos Santos é Pesquisador Sênior do Núcleo de Pesquisas de Histórias em Quadrinhos da ECA-USP, jornalista, doutor em Comunicação pela ECA-USP, professor do Centro Universitário de São Caetano e autor do livro Para reler os quadrinhos Disney (Editora Paulinas)
Comentários (0)
Os comentários são moderados e caso viole nossos Termos e Condições de uso, o comentário será excluído. A persistência na violação acarretará em um banimento da sua conta.
Faça login no Omelete e participe dos comentários