HQ/Livros

Artigo

HQ: <i>Dungeon Crawlers</i>

HQ: <i>Dungeon Crawlers</i>

18.02.2004, às 00H00.
Atualizada em 10.11.2016, ÀS 02H07

Um universo de druídas, feiticeiros, ogros e outras criaturas estranhas, nos moldes daquele criado pelo escritor inglês J. R. R. Tolkien, autor da trilogia Senhor dos Anéis. Um universo regido pela magia. Um universo onde as armas brancas são ainda as preferidas. Um universo estranho, enfim, no qual coisas inacreditáveis podem ocorrer. E ocorrem. Invariavelmente.

Assim é o ambiente ficcional desenvolvido por Marcelo Cassaro, um dos mais conceituados roteiristas brasileiros da atualidade, cujos méritos foram recentemente reconhecidos pela concessão a ele do prêmio Ângelo Agostini, da Associação de Quadrinhistas e Cartunistas (AQC). Entre outras obras, Cassaro é autor da bem-sucedida série Holy Avenger e criador das aventuras da deusa Victory, atualmente sendo publicadas nos Estados Unidos. Além de roteirista de histórias em quadrinhos, ele é também um aficionado jogador de RPGs - Role Playing Games -, passatempo interativo ao qual também dedica sua atividade criativa, elaborando jogos e estratégias.

Esta predileção do roteirista está presente em praticamente toda sua obra para quadrinhos, na qual em geral constrói aventuras que desenvolvem no mesmo ritmo desses jogos. Isso está muito presente em seu último trabalho, Dungeon Crawlers, cujo quarto número, encerrando a primeira minissérie do título, foi recentemente publicado pela Editora Mythos, de São Paulo. O título de difícil pronúncia - ainda que sob certos aspectos deplorável, denotando submissão à cultura globalizada do início do século 21 - salienta elementos familiares aos cultores de RPG, atendendo às especificidades de seu público-alvo preferencial. A decisão coloca dificuldades extras para os pobres, falantes de português como primeira e única língua, trabalhadores de bancas de jornal do país, que nunca conseguem pronunciar corretamente o título da publicação e muitas vezes sequer a localizam no meio das demais. Ainda assim, esta talvez seja uma avaliação severa demais. Provavelmente, o roteirista não pretendeu desrespeitar a sua língua-mãe, mas apenas utilizar um termo familiar aos jogadores de RPG....

Nessa recente proposta editorial, o premiado roteirista apresenta as aventuras de um trio pitoresco de personagens - a clériga Aurora, a guerreira Brigantine e o elfo Fren -, em busca da cidade de Lenorien, antiga capital do reino dos elfos, agora nas mãos dos Hogglobins, uma raça de guerreiros monstruosos. Esta busca ocorre num ritmo alucinante, no qual os perigos se sucedem, os heróis a cada vez mostrando recursos diferentes, como se estivessem em um RPG e tivessem acumulado pontos que os capacitaram a novas armas ou lhes proporcionaram acréscimos de energia.

O bem-elaborado roteiro de Cassaro é complementado com competência pelos desenhos de Daniel HDR e pelas cores digitalizadas de Ricardo Riamonde, fazendo um conjunto harmônico que agrada o leitor. O estilo dos quadrinhos busca se aproximar dos mangás japoneses, mantendo uma fórmula que deu certo com Holy Avenger (afinal, para que mexer em time que está ganhando?). Aliás, Erica Awano, desenhista original de Holy Avenger, que, juntamente com Petra Leão, são responsáveis pelas histórias curtas que fazem parte da revista, ajudando a dar mais harmonia ao trabalho. Um destaque especial deve ser também dado às capas elaboradas por Roger Cruz, sempre com uma proposta gráfica atraente e chamativa. Para os que não são tão adeptos dessa modalidade de quadrinhos, no entanto, pode ser um pouco irritante a mania que têm os autores de transformar os heróis em crianças nos momentos de tensão, como uma forma de demonstrar sentimentos exacerbados", utilizando o recurso conhecido nos mangás como SD (Super Deformed) para ilustrar situações de humor. A técnica é especialmente cultivada pelos autores de Dungeon Crawlers, às vezes até mesmo com um certo exagero.

Fora isso, no entanto, a leitura flui de maneira tranqüila, sem atropelos, sem desvios de rota. Agrada e diverte o leitor com bastante eficiência, algo que os gibis deveriam naturalmente fazer, sem sentir muita vergonha por causa disso. O título constitui um dos pontos altos do quadrinho brasileiro atual, devendo-se torcer para que tenha uma longa vida em bancas Inclusive, isto pode se concretizar mais rápido do que se espera, pois existem planos para transformar a minissérie em uma série regular, cuja arte deverá ser assumida pela desenhista Roberta Pares Massensini, conhecida de muitos leitores por seu trabalho na revista Tsunami. Nesse sentido, vamos torcer, também, para que os planos dos autores possam ser concretizados.

Publicado pela Mythos Editora, Dungeon Crawlers tem 24 páginas coloridas e custa R$ 3,50.

As 4 edições de Dungeon Crawlers podem ser adquiridas aqui.

Comentários (0)

Os comentários são moderados e caso viole nossos Termos e Condições de uso, o comentário será excluído. A persistência na violação acarretará em um banimento da sua conta.

Login

Criar conta

O campo Nome Completo é obrigatório

O campo CPF é obrigatório

O campo E-mail é obrigatório

As senhas devem ser iguais

As senhas devem ser iguais

As senhas devem ser iguais

O campo Senha é obrigatório

  • Possuir no mínimo de 8 caracteres

  • Possuir ao menos uma letra maiúscula

  • Possuir ao menos uma letra minúscula

  • Possuir ao menos um número

  • Possuir ao menos um caractere especial (ex: @, #, $)

As senhas devem ser iguais

Meus dados

O campo Nome Completo é obrigatório

O campo CPF é obrigatório

O campo E-mail é obrigatório

As senhas devem ser iguais

As senhas devem ser iguais

As senhas devem ser iguais

Redefinir senha

Crie uma nova senha

O campo Senha é obrigatório

  • Possuir no mínimo de 8 caracteres

  • Possuir ao menos uma letra maiúscula

  • Possuir ao menos uma letra minúscula

  • Possuir ao menos um número

  • Possuir ao menos um caractere especial (ex: @, #, $)

As senhas devem ser iguais

Esqueci minha senha

Digite o e-mail associado à sua conta no Omelete e enviaremos um link para redefinir sua senha.

As senhas devem ser iguais

Confirme seu e-mail

Insira o código enviado para o e-mail cadastrado para verificar seu e-mail.

a

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.