HQ/Livros

Lista

Homem de Ferro | 20 armaduras clássicas do herói

HQ relembra as principais criações de Tony Stark

Fábio de Souza Gomes
07.05.2018
18h21
Atualizada em
08.05.2018
06h06
Atualizada em 08.05.2018 às 06h06

A Marvel prepara uma nova fase do Homem de Ferro nos quadrinhos. A ideia é que a nova série mostre novas armaduras do herói e, por isso, as capas relembraram algumas das principais criações de Tony Stark ao longo dos anos.

Do primeiro protótipo até armaduras que apareceram no cinema, confira 20 armaduras do Homem de Ferro:

20 - Protótipo

A primeira armadura construída por Tony Stark apareceu nos quadrinhos na década de 60, em Tales of Suspense #39. Ela foi construída em volta de um reator criado para evitar que um estilhaço que recebeu no Vietnã chegue até seu coração e o mate. A armadura chegou a aparecer nos cinemas no primeiro filme do herói, mas ao invés do Vietnã ele aparece no Afeganistão.

19 - Armadura clássica

A armadura vermelha e dourada do herói apareceu pela primeira vez durante uma batalha contra um vilão chamado Mr. Doll. Na história, ele podia controlar a armadura por uma réplica de brinquedo, mas acabou sendo vencido por Tony Stark. A maioria das outras armaduras acabaram virando variações dessa, que até hoje é vista como um marco do herói nos quadrinhos e no cinema.

18 - Modelo Clássico (variação)

Além das armas clássicas do herói, essa armadura usava energia solar integrada aos seus micro-circuitos. Nos quadrinhos, ela aumenta a força de Tony Stark, além de sua velocidade, poder de fogo.

17 - Modelo espacial

O conceito de uma armadura espacial apareceu pela primeira vez no início dos anos 80 e protege o herói da pressão espacial, permitindo que ele sobreviva fora da Terra. Apesar de ser uma evolução, o sistema tornava a armadura complicada de se usar e Stark tinha problemas de mirar em seu alvo com ela.

16 - Modo furtivo

A armadura com modo furtivo é outra armadura especializada criada por Tony Stark para missões singulares. Com ela, ele conseguia evitar dispositivos de detecção podendo entrar em áreas restritas. Originalmente, ele não contava com armas, sendo utilizado apenas para investigação.

15 - Centurião de Prata

A armadura apareceu na edição 200 de Iron Man, lançada em 1985 nos EUA. O modelo utiliza o circuito-S, que usa energia de uma maneira mais eficiente. Ela foi utilizada pela primeira vez em uma batalha contra Obadiah Stane, o Monge de Ferro que no cinema foi interpretado por Jeff Bridges.

14 - Armadura Aquática

A armadura foi construída por Stark especificamente para missões no fundo do oceano, pois as armaduras tradicionais criadas pelo herói ficavam extremamente barulhentas embaixo d’água, além de vazarem e serem ineficientes. Os materiais utilizados para sua construção ainda são desconhecidos.

13 - Máquina de Combate

Na década de 90, Tony Stark criou um traje especifico para guerras recheado de armas e munições. Eventualmente, ela acabou sendo utilizada por James Rhodes, melhor amigo do herói. No cinema, ela apareceu pela primeira vez no segundo filme do personagem e o Máquina de Combate está até hoje presente nos longas da Marvel.

12 - Armadura Modular

A armadura surgiu na edição 300 de Iron Man, publicada em 1994. Ela funciona de uma maneira completamente diferente das tradicionais pois, ao invés de ser uma unidade única coesa, cada membro é um minissistema que conversa com o outro.

11 - Hulkbuster

Uma das armaduras mais conhecidas do herói, ela apareceu em 1994 e foi criada especificamente para lutar contra o Hulk. Ela tem menos velocidade e mobilidade que as outras, mas é muito mais forte e densa. Ela apareceu brevemente no cinema em Homem de Ferro 3, mas foi utilizada apenas em Vingadores: A Era de Ultron. Em Vingadores: Guerra Infinita, ela também apareceu.

10 - Versão moderna

Uma atualização do modelo clássico utilizado por Tony Stark nas primeiras HQs do herói.

9 - Thorbuster

Em 2003 a Marvel criou um arco onde o Homem de Ferro entra em conflito com Thor. Para enfrentar o Deus do Trovão de frente, ele usa a Thorbuster, que foi criada pelo mesmo propósito da Hulkbuster. A armadura conta com elementos da tecnologia asgardiana misturados com tecnologia terrestre.

8 - Armadura Extremis

A armadura usa nanotecnologia e a armadura é guardada nos ossos de Stark. Ela é praticamente uma segunda pele de Tony Stark, muito mais rápida e ágil em relação a outros modelos.

7 - Bleeding Edge

A armadura apareceu recentemente no cinema em Vingadores: Guerra Infinita. No filme, Stark implanta um novo reator no peito pois sua nova armadura utiliza nanotecnologia e é uma referência direta a Bleeding Edge, que nos quadrinhos é controlada mentalmente pelo herói e é “guardada” dentro de seu próprio corpo.

6 - Preta e Dourado

A armadura pode ser guardada como massa fluída em forma de uma mala, que Stark pode controlar mentalmente e, com ela, cobrir seu corpo. Ela é mais versátil que outras, mas conta com menos durabilidade.

5 - Armadura para o espaço

Uma versão atualizada da armadura espacial utilizada por Tony Stark pela primeira vez nos anos 80.

4 - Endo-Sym

Esse modelo cromado é de uma armadura feita de metal inteligente liquido, que incorpora elementos do simbionte Venom. Stark pode controlar ela sobre seu corpo da mesma maneira que Eddie Brock e, quando o material cobre seu corpo, ele fica mais duro. Ela apareceu pela primeira vez em 2014.

3 - Model-Prime

A armadura retomou as cores clássicas do herói, vermelho e dourado, e conta com um design menos complexo em relação as outras. A armadura consegue mudar de formato conforme as necessidades do usuário e ela está contida em um bracelete ao invés do corpo do herói.

2 - Prometheum

A armadura é de uma realidade alternativa e apareceu no arco Heróis Renascem, publicada no final da década de 90. Ela era instável e acabou matando Connor “Rebel” O’Reilly durante a fase de testes.

1 - Homem de Ferro 2020

A armadura é utilizada por Arno Stark, que especula-se ser o sobrinho de Tony Stark em um futuro alternativo. A armadura era muito mais poderosa e mais voltada aos combates em relação a utilizada pelo Homem de Ferro.