HQ/Livros

Artigo

Miles Morales além do Aranhaverso: como ler as HQs do novo Homem-Aranha

Confira os principais quadrinhos do novo Cabeça de Teia da Marvel

Load Comics
05.10.2020
15h15
Atualizada em
05.10.2020
15h40
Atualizada em 05.10.2020 às 15h40

Uma coisa é certa: todo mundo adorou Homem-Aranha no Aranhaverso. O enorme sucesso da animação que venceu o Oscar em 2019 levou Miles Morales a um novo nível de popularidade, já que o jovem herói caiu no gosto de muitas gente. Sendo assim, é natural que os novos fãs queiram começar a ler as histórias do personagem nos quadrinhos, mas que não saibam por onde começar. Pensando nisso, criamos esse guia de leitura para ajudar novos leitores a conhecer a jornada do jovem Miles.

Primeiro precisamos explicar o contexto de sua criação. Lá no início dos anos 2000, a Marvel começou a publicar novas HQs de um universo alternativo eles batizaram de Universo Ultimate. Ao contrário do universo principal, o 616, a linha Ultimate se passava na Terra-1610, que por sua vez tinha toda uma cronologia própria, já que a ideia da editora era atualizar seus personagens clássicos para uma nova geração.

Um dos títulos iniciais, e que acabou fazendo maior sucesso, foi o Homem-Aranha, escrito desde o início por Brian Michael Bendis. Ao longo de nove anos, a publicação ganhou uma forte base de leitores - eu incluso -, que ficaram chocados com a notícia de que o Peter Parker desse universo iria morrer. Após a conclusão da saga A Morte do Homem-Aranha, o jovem Parker realmente faleceu e o universo Ultimate ganhou um novo Homem-Aranha: Miles Morales!

Não é preciso dizer que o surgimento do Miles foi bastante criticado por parte dos leitores - por motivos que infelizmente conhecemos bem -, mas Bendis provou que o manto do Aranha poderia ser passado adiante. Após anos de grandes histórias e, especialmente a animação do Aranhaverso, o jovem Miles realmente caiu no gosto dos leitores e definitivamente veio para ficar.

O início

Para começarmos a entender os primeiros passos de Miles Morales é preciso ler a história A Morte do Homem-Aranha. No Brasil, ela foi publicada originalmente pela Panini nas edições 21 a 25 da revista Ultimate Marvel. Aqui é mostrada a morte do Homem-Aranha, que até então era o tradicional Peter Parker, após um confronto contra seus principais vilões como o Electro e o Duende Verde.

Já nos números 26 e 27 temos a saga Ultimate Fallout, que serve para amarrar algumas pontas soltas e dar início a uma nova fase do Universo Ultimate. Na 4ª edição da saga Fallout temos a primeira aparição de Miles. Nessa história, que se passa após o funeral de Peter, vemos um novo Homem-Aranha surgindo em Nova York e lutando contra o violento Canguru. Com apenas 7 páginas, essa não é uma leitura obrigatória, mas é bem legal pra quem quiser ver como ele apareceu pela primeira vez, quando sua identidade ainda era um mistério.

Anos após a publicação da Panini, a editora Salvat relançou essa saga no encadernado Ultimate Homem-Aranha: A Morte do Homem-Aranha.

Após a morte de Peter Parker e uma breve aparição de um novo Homem-Aranha, se inicia a cronologia do Miles. Aqui no Brasil, o herói fez sua estreia oficial na edição 29 de Ultimate Marvel, lançada em novembro de 2012. Vale lembrar que essa revista era um mix - nome dado a HQs que compilam vários títulos - onde foram publicadas também histórias de outros personagens como os Supremos e os X-Men.

A partir daqui somos apresentados a Miles Morales, sua vida em uma nova escola, sua família, seus conflitos e é claro, seus primeiros passos na vida heróica. Na saga inicial, escrita por Bendis com arte de Sara Pichelli, Chris Samnee e David Marquez, vemos o garoto aprendendo a lidar com seus poderes e até mesmo como ele conseguiu seu próprio uniforme. Uma parte muito importante do início da carreira do Miles está na complicada presença de seu tio Aaron, que como muitos sabem dá bastante trabalho para o herói.

Encontrando o primeiro Homem-Aranha

Após esse início de carreira, foi chegada a hora de Miles Morales conhecer o Peter Parker do Universo 616. Esse encontro aconteceu na saga Homens-Aranha, publicado também pela Panini em um encadernado próprio, não fazendo parte nem da revista Ultimate Marvel, e nem do título Espetacular Homem-Aranha que acompanha as aventuras de Parker.

A história acompanha a viagem de Peter ao Universo Ultimate durante a perseguição a um de seus vilões. Em outra realidade muito parecida com a sua, ele fica surpreso ao descobrir nesse mundo ele também foi o Homem-Aranha e acabou morrendo, sendo substituído por Miles Morales.

Muitos anos após a conclusão dessa saga, Bendis e Pichelli se reuniram para uma sequência, chamada Homens-Aranha II, que se baseou em uma dúvida surgida no final do primeiro volume.

Voltando às histórias do Miles, após a conclusão do arco do Gatuno e de Homens-Aranha, teremos o crossover Divididos Tombaremos, Unidos Venceremos, publicado entre os números 40 e 45 da revista Ultimate Marvel. Uma curiosidade é que é nesse evento que o garoto finalmente consegue seus lançadores de teia. Aliás é incrível notar que ele passou por tanta coisa, entre resgates e combates, sem essa tecnologia.

Em seguida, entramos no arco Guerra de Venom, que viria marcar bastante o personagem. Lançada entre os números 46 e 49 de Ultimate Marvel, essa história mostra o Venom desse universo perseguindo Miles Morales e sua família, o que culmina em uma tragédia que inicia a saga Homem-Aranha Nunca Mais. Esse título, que é uma homenagem à clássica saga de Peter Parker, foi publicada na edição 50 da revista e acompanha o garoto durante o ano em que ele renunciou ao manto do herói.

Após o garoto voltar a vestir o uniforme do Homem-Aranha, o Universo Ultimate entra em uma grande saga chamada Cataclismo, publicada no Brasil na minissérie Ultimate Marvel: Cataclismo. Ela acompanha um colapso no espaço/tempo que ocorreu no final da saga Era de Ultron, que por sua vez permitiu que alguns heróis tivessem um "flash" do multiverso.

Um desses personagens foi o próprio Miles Morales, que visualizou um ser gigante e roxo vindo em direção a Terra. Sua primeira reação foi achar que estava louco, mas não demorou muito para Galactus aparecer no meio de Nova York, destruindo cidades inteiras que estavam no seu caminho. Com a morte de alguns de seus grandes heróis, o Universo Ultimate sobreviveu ao Cataclismo, cujo encerramento iniciou uma nova fase para essa Terra.

Uma nova fase

Essa nova fase foi refletida também no mundo real, já que a Panini reiniciou o título Ultimate Marvel, que dessa vez durou 12 edições entre 2015 a 2016. Por mais que todo esse universo tenha sofrido modificações, na parte do Homem-Aranha vemos Miles descobrindo segredos de sua namorada e até o retorno de Peter Parker - e não estou falando de um Peter de outro universo, mas sim o que havia morrido -, entre outros mistérios.

Foi nessa fase em que Miles apareceu também no Aranhaverso dos quadrinhos, que reuniu infinitas versões do Homem-Aranha - com direito a clones e até o tokusatsu - em um combate contra a família de vampiros comandada por Morlun.

E se você estava achando que não ia ter mais mega-saga, achou errado. Com o intuito de unificar seus universos a Marvel lançou as Guerras Secretas, que tinha como um de seus personagens principais o Miles Morales. Lançada em 9 edições e depois em um encadernado, essa é saga leva o garoto ao Universo 616 onde ele passou a conviver com os outros personagens do universo principal. Nessa época ele passou a estrelar o título Spider-Man, publicado pela Panini na revista Espetacular Homem-Aranha de 2016, que publicava as aventuras tanto do Miles, quanto do Peter.

Vale lembrar também que nessa época Miles passou a aparecer também na revista dos Vingadores e depois na dos Campeões, equipe jovem formada por ele, Ms. Marvel, Hulk (Amadeus Cho) e uma versão jovem do Ciclope.

Miles Morales no Brasil agora

Após o fim da revista do Espetacular Homem-Aranha, as aventuras de Miles foram publicadas em encadernados com o título de Miles Morales: Homem-Aranha, que atualmente está em seu segundo volume.

Para quem quer começar a ler as primeiras aventuras do Miles Morales, aquelas que se passam logo após a morte de Peter Parker no Universo Ultimate, a Panini está lançando o encadernado Miles Morales: Homem-Aranha. Publicada pelo selo Marvel Teens, essa edição compila a primeira aparição do garoto em Ultimate Fallout #4 e as dez primeiras edições da revista Ultimate Comics: Spider-Man.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados para as finalidades ali constantes.