Deezer: 1 mês grátis + 20% OFF

Icone Conheça Chippu
Icone Fechar
HQ/Livros
Notícia

Hoje é o Dia do Quadrinho Nacional

Hoje é o Dia do Quadrinho Nacional

ÉB
30.01.2003, às 00H00.
Atualizada em 21.09.2014, ÀS 12H45

"Dissolução do congresso",
charge de Agostini, 1891

Hoje, 30 de janeiro, comemora-se o Dia do Quadrinho Nacional. Esta data foi proposta pela Associação de Quadrinhistas e Cartunistas do Estado de São Paulo (AQC-ESP) porque celebra o aniversário do início da publicação de As aventuras de Nhô Quim de Ângelo Agostini, o pioneiro das HQs brasileiras.

Omelete Recomenda

Angelo Agostini foi quem realizou a primeira história em quadrinhos, em seqüência e com personagem fixa no Brasil. O início de sua publicação data de 30 de janeiro de 1869. Tratava-se de "As Aventuras de Nhô Quim ou Impressões de Uma Viagem à Corte", que duraria nove capítulos.

Além de seu papel destacado como republicano, anti-clerical e abolicionista, Agostini delimitou fronteiras e criou estilos, tornando a caricatura e a sátira política parte de recém-criada imprensa brasileira. Foi, inclusive, um dos fundadores da mais importante revista infantil do nosso país, O Tico Tico.

Ano passado foi publicado As Aventuras de Nhô-Quim & Zé Caipora. Os Primeiros Quadrinhos Brasileiros. 1869-1883, pesquisado por Athos Eichler Cardoso, uma coletânea das duas principais histórias em quadrinhos de Agostini. O álbum histórico pode ser encomendado pela Internet no site do Senado Federal.

Leia mais sobre Ângelo Agostini e os primeiros quadrinhos nacionais, clicando aqui.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.