Hoje,
30 de janeiro, comemora-se o Dia do Quadrinho Nacional. Esta data foi
proposta pela Associação de Quadrinhistas e Cartunistas do Estado de São
Paulo (AQC-ESP) porque celebra o aniversário do início da publicação de
As aventuras de Nhô Quim de Ângelo Agostini, o pioneiro
das HQs brasileiras (leia
a matéria especial sobre ele, aqui).
Claro que, como nós aqui no Omelete não poderíamos ficar fora dessa comemoração tão importante, preparamos uma ótima surpresa pra você!
Hoje começa a parceria do Omelete com o iGLer, site sobre literatura do portal iG. Como a primeira ação dessa inédita parceria, durante todo o dia haverá chats com convidados do Omelete no site iGPapo!
Confira a agenda de hoje (30/01/02):
- 13h - Lourenço Mutarelli (O dobro de cinco, A Soma de Tudo)
- 14h - Maxx (Betty Gruppy)
- 15h - Fábio Moon & Gabriel Bá (Dez Pãezinhos)
- 16h - Front (Kipper/Orlando)
- 18h - Jotapê Martins (Omelete e Via Lettera Editora)
- 19h - Fábio Yabu (Combo Rangers)
- 20h - Caco Galhardo (Os Pescoçudos)
- 21h - Érico Borgo e Marcelo Forlani (editores do Omelete)
Vamos comemorar juntos o Dia do Quadrinho Nacional!!!! Esperamos você em http://www.ig.com.br/home/igpapo/
Biografias dos participantes dos chats:
KIPPER
Henrique Antonio Kipper, ilustrador/designer/quadrinhista/gaúcho de Novo Hamburgo, tem como principal atividade transmitir, por meio de imagens rápidas e fantasmagóricas, o pensamento de colaboradores do jornal Folha de São Paulo (como Moacyr Scliar e Alexandre Versignassi) ou do jornal online Portugal Diário. Além da sua tira semanal “Deusinho” no caderno Folhinha da Folha de São Paulo, ele também colabora, de maneira esporádica, com várias revistas brasileiras e estrangeiras e mais recentemente tem se ocupado do principal assunto desta entrevista, o álbum FRONT, criação sua e de vários amigos dispostos a fazer “quadrinho pro leitor que cresceu”, cuja sétima edição está sendo lançada pela Via Lettera Editora.
MAXX
O paulistano Maxx nasceu em São Paulo, em 1973, e iniciou a carreira de artista plástico na década de 80, na 18ª Bienal de São Paulo. Maxx fez ilustrações para várias agências de propaganda e em 1992 trabalhou na TV Cultura, na equipe de efeitos especiais do premiado programa Castelo Rá-Tim-Bum e Glub Glub. Em 1997, voltou a ser ilustrador. Em 1998, atuou como chargista do jornal Lance! Em 1999 ganhou o primeiro lugar no 26º Salão Internacional de Humor de Piracicaba na categoria charge. Desde então, passou a diversificar suas atividades, produzindo cartuns, charges, quadrinhos e story-boards para os jornais Folha de S.Paulo, Agora e A Gazeta Esportiva e também para produtoras cinematográficas, como O2, DM9 e Filmmakers. Atualmente, podemos encontrar nas bancas a revista Betty Gruppy, de sua criação, parte da coleção Graphic Talents, da Editora Escala.
ORLANDO
Ilustrador da Folha de S.Paulo desde 1986, publica regualarmente na pagina 3 deste jornal e várias outras revistas. É co-editor da publicação FRONT.
Jotapê Martins
Trabalha com quadrinhos desde 1979. Durante este período, prestou serviços para inúmeras empresas – como funcionário ou terceiro –, entre as quais Editora Abril, Editora Globo, Metal Pesado, Acme, Magnum, Brasiliense e Nova Sampa. Foi um dos sócios fundadores do estúdio Art & Comics. Durante sua carreira, foi colunista da Wizard Brazil e teve o prazer de adaptar importantes HQs para o português, entre as quais, Batman, o cavaleiro das trevas; Balas perdidas; Kamui; Watchmen; Spirit; Cidade de Vidro; Crying Freeman; Um contrato com Deus; As aventuras de Luther Arkwright; Elektra Assassina; Tongue*Lash; Monstro do Pântano, Patrulha do Destino; Bone; Lobo Solitário; Marvels; Usagi Yojimbo, Sin City; Mai; Ódio; American Flagg; Do Inferno; Frank Miller’s 300 e outros. Mais recentemente, fundou, com Monica Seincman, sua própria empresa, a Via Lettera Editora.
Érico Borgo & Marcelo Forlani
Érico Borgo - Editor do site www.omelete.com.br - É designer gráfico, trabalha com Internet desde 97. Atualmente é editor e webmaster do site da gravadora Virgin (www.virgin.com.br), bem como dos sites da Mythos Editora (www.mythoseditora.com.br) e Arsenal Music (www.arsenalmusic.com.br).
Marcelo Forlani - Editor do site www.omelete.com.br - É publicitário e trabalha com internet desde 1996, quando participou da montagem do www.rockwave.com/89 – site da 89 FM, A Rádio Rock. Em seguida, já na Editora Abril, reformulou o site da Abril Jovem (www.abriljovem.com.br), transformando-o num sucesso de público. Também foi editor das área de Diversão e Entretenimento da America Online Brasil.
CACO GALHARDO
O paulistano Caco nasceu Antonio Carlos Galhardo há 33 anos. Formou-se em Comunicação pela FAAP na década de 80, mesma época em que começou a publicar quadrinhos em fanzines. De 1993 a 1997, foi o redator das memoráveis campanhas de cidadania, prevenção à AIDS e anti-violência enquanto trabalhava na MTV. Hoje, é membro do Sindicato, um grupo de artistas gráficos e videomakers que dividem uma casa no Sumaré (São Paulo) a fim de desenvolverem seus trabalhos individuais. Seu trabalho mais famoso é a tira Os pescoçudos, publicada há quatro anos na Folha de São Paulo e que agora vira livro na coletânea Diga-me com que carro andas que te direi quem és, editado pela Via Lettera.
LOURENÇO MUTARELLI
Paulistano, nasceu em abril de 1964. Sua história premiada o destaca como um dos melhores desenhistas brasileiros. Mas Lourenço Mutarelli prefere que as premiações valorizem os roteiros de seus livros, que são criados sobre uma estrutura cinematográfica. Para ele, desenhar é uma coisa muito natural, não acho meu desenho bonito, é muito sujo. Não é um clássico, acho que não merecia ganhar prêmio de desenho. Vencedor de diversos prêmios HQ Mix.
FÁBIO YABU
Criou em 1998 a primeira HQ em Flash no Brasil, os famosos Combo Rangers. Graças ao sucesso dos personagens, fundou a Yabu Media, empresa especializada em animação e conteúdo para a web e outras mídias como desenho animado e revistas em quadrinhos. Atualmente, além de produzir o site, escreve os roteiros da revista mensal dos Combo Rangers, publicada pela editora JBC.
Fábio Moon e Gabriel Bá
Fábio Moon e Gabriel Bá, são os gêmeos autores do fanzine 10 pãezinhos premiado com o troféu HQMIX e das revistas 10 pãezinhos - O Girassol e a Lua e 10 pãezinhhos - Meu Coração, Não Sei Porque. Também publicaram nos EUA a minissérie Roland.
Comentários (0)
Os comentários são moderados e caso viole nossos Termos e Condições de uso, o comentário será excluído. A persistência na violação acarretará em um banimento da sua conta.
Faça login no Omelete e participe dos comentários