Grant Morrison fala das diferenças entre Marvel e DC: "Liberdade e coesão"
Autore de quadrinhos de títulos emblemáticos de ambas as companhias descreveu as diferenças em newsletter
Créditos da imagem: Reprodução
*Nota da redação: Grant Morrison se identifica como uma pessoa trans não-binária, preferindo o uso de linguagem neutra. Por isso, o texto deste artigo utilizará pronomes neutros como “elu/delu” e a vogal “e” em palavras que apresentam flexão de gênero
Grant Morrison, autore de títulos como Batman e Robin, Mulher-Maravilha e Novos X-Men, detalhou as diferenças entre trabalhar na Marvel e na DC. Em sua newsletter, a Xanaduum, Morrison basicamente explicou que a liberdade dos criadores da DC para contar suas histórias é maior em relação à Marvel.
Respondendo a uma pergunta de um fã na newsletter sobre escrever uma "história em quadrinhos viva", Morrison explicou que, se algo for organizado e complexo o suficiente, eventualmente adquire vida própria. Elu, então, usou os universos de ambas as siglas de quadrinhos como exemplos. "O sistema da DC favorece abordagens de autor e visões pessoais sobre uma continuidade estritamente imposta", detalhou Morrison. "A DC é seu próprio Multiverso, com uma infinidade de histórias e possibilidades concorrentes."
Em contrapartida, apesar do nível de liberdade aquém da competidora, elu exaltou a coerência da Marvel. "A DC nunca teve a coerência da Marvel ou a visão única de [Stan] Lee, [Steve] Ditko, [Jack] Kirby", explicou Morrison, destacando como o pequeno grupo de criadores da Marvel nos anos 1960 permitiu que eles construíssem seu universo de maneira mais coesa.
Atualmente, Morrison divulga o livro Luda, primeiro livro de fantasia de sua autoria. Escrito por elu, a história segue uma drag queen que inicia sua protegida nas artes mágicas em um épico fantasmagórico.
No Brasil, Luda ainda não conta com previsão de lançamento.
Excluir comentário
Confirmar a exclusão do comentário?
Comentários (0)
Os comentários são moderados e caso viole nossos Termos e Condições de uso, o comentário será excluído. A persistência na violação acarretará em um banimento da sua conta.
Faça login no Omelete e participe dos comentários