Montagem com as logos da Marvel e DC (Reprodução)

Créditos da imagem: Reprodução

HQ/Livros

Notícia

Grant Morrison fala das diferenças entre Marvel e DC: "Liberdade e coesão"

Autore de quadrinhos de títulos emblemáticos de ambas as companhias descreveu as diferenças em newsletter

Omelete
2 min de leitura
03.01.2024, às 22H07
ATUALIZADA EM 04.01.2024, ÀS 19H48
ATUALIZADA EM 04.01.2024, ÀS 19H48

*Nota da redação: Grant Morrison se identifica como uma pessoa trans não-binária, preferindo o uso de linguagem neutra. Por isso, o texto deste artigo utilizará pronomes neutros como “elu/delu” e a vogal “e” em palavras que apresentam flexão de gênero

Grant Morrison, autore de títulos como Batman e Robin, Mulher-Maravilha e Novos X-Men, detalhou as diferenças entre trabalhar na Marvel e na DC. Em sua newsletter, a Xanaduum, Morrison basicamente explicou que a liberdade dos criadores da DC para contar suas histórias é maior em relação à Marvel.

Respondendo a uma pergunta de um fã na newsletter sobre escrever uma "história em quadrinhos viva", Morrison explicou que, se algo for organizado e complexo o suficiente, eventualmente adquire vida própria. Elu, então, usou os universos de ambas as siglas de quadrinhos como exemplos. "O sistema da DC favorece abordagens de autor e visões pessoais sobre uma continuidade estritamente imposta", detalhou Morrison. "A DC é seu próprio Multiverso, com uma infinidade de histórias e possibilidades concorrentes."

Em contrapartida, apesar do nível de liberdade aquém da competidora, elu exaltou a coerência da Marvel. "A DC nunca teve a coerência da Marvel ou a visão única de [Stan] Lee, [Steve] Ditko, [Jack] Kirby", explicou Morrison, destacando como o pequeno grupo de criadores da Marvel nos anos 1960 permitiu que eles construíssem seu universo de maneira mais coesa.

Atualmente, Morrison divulga o livro Luda, primeiro livro de fantasia de sua autoria. Escrito por elu, a história segue uma drag queen que inicia sua protegida nas artes mágicas em um épico fantasmagórico.

No Brasil, Luda ainda não conta com previsão de lançamento.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.