George Takei vai contar suas memórias em forma de graphic novel
Livro sairá em 2018 e recontará a experiência de guerra da família do ator
O ator George Takei, famoso por ter vivido Hikaru Sulu na série de TV e nos filmes de Star Trek, vai contar suas memórias em uma graphic novel pela editora IDW. Justin Eisinger e Steven Scott escrevem a HQ, e Takei será o narrador da própria história.
A história começa durante a Segunda Guerra Mundial, quando a família nipoamericana de Takei foi presa em um campo de isolamento nos EUA logo após o ataque japonês a Pearl Harbor, e contará a vida do ator até o estrelato. "Eu já falei publicamente em várias ocasiões sobre a prisão injusta de nipoamericanos em minha missão contínua de trazer atenção a esse capítulo de desgraça na história americana", diz Takei em comunicado. "Continuarei fazendo isso na esperança de que minha experiência pessoal possa servir como aviso dos erros dos nossos líderes no passado, e como sociedade nós podemos aprender com essas transgressões e não repeti-las."
Cerca de 120 mil pessoas de ascendência japonesa, a maioria habitantes da Costa Oeste dos EUA e mais da metade delas cidadãos americanos, foram presas em campos espalhados pelo país depois de Pearl Harbor. A ordem do presidente Franklin Roosevelt durou até 1946. Em 1980, o presidente Jimmy Carter abriu uma investigação para determinar se a ordem presidencial se justificava, e o comitê organizado concluiu que o cárcere foi produto de racismo e não de um perigo factual de insurgência japonesa em território americano.
A biografia sairá em 2018.