HQ/Livros

Notícia

Geniais tiras online Garfield Minus Garfield vão virar livro

Até Jim Davis se rendeu ao trabalho do cartunista irlandês Dan Walsh

Érico Assis
05.08.2008
00h00
Atualizada em
07.11.2016
04h04
Atualizada em 07.11.2016 às 04h04

A idéia é, no mínimo, surreal. Mas o resultado é inacreditável. O cartunista irlandês Dan Walsh fez a crítica mais criativa a Garfield, a longeva tira de jornal que, convenhamos, anda sem graça há pelo menos uma década.

A idéia de Walsh: apagar o gato gordo das tiras.

garfield

None

Consegue imaginar? Se não, visite o site da webcomic. Walsh, que lançou seu projeto em fevereiro deste ano, consegue resultados como humor negro, nonsense e até pena quando Jon Arbuckle, o dono do gato, começa a falar ou fazer caras sozinho. Como ele diz no site, a idéia é "revelar a angústia existencial do jovem sr. Jon Arbuckle. É uma jornada profunda à mente de um jovem isolado do mundo lutando em uma guerra contra a solidão e a depressão em um subúrbio americano".

A tira ganhou destaque entre fãs e revistas especializadas ao longo de 2008. Mas a história mais interessante é que Jim Davis, criador de Garfield, não ficou irritado ou chateado com a crítica, e declarou seu apoio a Walsh. Tanto que os dois lançam juntos, em outubro, o livro de tiras Garfield Minus Garfield, com tudo que Walsh já publicou. A editora é a Ballantine Books, que publica as coletâneas tradicionais de Garfield nos EUA.

Com 128 páginas, o livro já está entre os mais comemorados do ano - entrando na mesma categoria de Perry Bible Fellowship e Achewood como webcomics (um hobby para a maioria dos cartunistas que as mantêm) de sucesso.