HQ/Livros

Notícia

DC Comics | Fãs podem ajudar autores a ter participação nos direitos sobre personagens

Gerry Conway faz apelo a fãs para avisar autores das antigas

Érico Assis
03.07.2013
00h00
Atualizada em
14.01.2017
14h00
Atualizada em 14.01.2017 às 14h00

O roteirista Gerry Conway, que escreveu centenas de HQs para Marvel e DC Comics entre os anos 1970 e 1990, resolveu fazer um apelo aos fãs: quer que eles ajudem autores como ele a descobrir quando personagens que criaram estão sendo usados pela DC, seja nos quadrinhos e em outras mídias.

O motivo: desde os anos 70, quem cria novos personagens na DC tem participação nos lucros de qualquer uso destes personagens. O criador, porém, tem que entrar com um pedido de participação - e vários autores da velha guarda não estão cientes do uso de seus personagens, nem entram com o pedido.

Conway dá o exemplo de personagens que criou na década de 70 e 80 e que foram usados recentemente no seriado Arrow. "Fãs me alertaram que eles estavam sendo usados no seriado de TV (...) Sem estes fãs, eu nem ia saber que os personagens apareceram. Eu não teria enviado o pedido de participação à DC. E nem eu nem os artistas com quem trabalhei poderiam receber o dinheiro pelo uso dos personagens. A DC não faz pagamento retroativo. Se um criador quiser participação no personagem que co-criou, precisa solicitar de forma pró-ativa."

O escritor - que criou Nuclear e foi roteirista da Liga da Justiça e do Homem-Aranha por vários anos - criou um site onde os fãs podem fazer o download do modelo padrão de pedido de participação, e a partir daí enviá-lo preenchido ao autor cujo personagem esteja sendo utilizado. Veja aqui.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados para as finalidades ali constantes.