Viva a música sem limites com Deezer!

Icone Conheça Chippu
Icone Fechar
HQ/Livros
Notícia

Fã sacaneia Rob Liefeld em convenção e é criticado por quadrinistas

Ryan Coons conta em seu blog como se vingou do desenhista pela saga Heróis Renascem

ÉA
13.08.2009, às 00H00.
Atualizada em 21.09.2014, ÀS 13H51

Alegria de fã: ver Rob Liefeld numa convenção, pensar "essa é a minha chance", ir até o cara e aproveitar para executar sua "vingança" pelas atrocidades que o desenhista cometeu com seus queridos personagens ao longo dos anos 1990 e 2000.

Foi o que fez o fã Ryan Coons na Chicago Comic-Con, no último fim de semana. Coons viu Liefeld em sua mesa, foi até o quadrinista e exigiu que ele pedisse desculpas por "Heróis Renascem", a saga dos anos 90 na qual Liefeld assumiu as séries Capitão América e Vingadores. Liefeld resolveu não dar atenção para o fã, então Coons apelou: foi comprar uma edição do livro How to Draw Comics the Marvel Way (um guia dos anos 70 para desenhistas por Stan Lee e John Buscema), anotou seu nome, telefone e e-mail na primeira página, e levou-o de presente a Liefeld. Segundo Coons, o desenhista ficou "muito irritado".

Omelete Recomenda

Capitão América

None

O incidente, contado no blog de Coons, acabou virando um barraco na Internet. Escritores e desenhistas dos EUA aproveitaram para reclamar do "direito de posse" que os fãs acham que têm sobre os personagens, que aparentemente também lhes dá o direito de ser babacas com criadores. E a reclamação aconteceu no próprio blog de Coons, cujo post sobre o incidente já soma mais de 400 comentários.

Os comentários vão desde "Que carinha ridículo você é. Cresça e aprenda a ser decente" (do desenhista Skottie Young) até "O fato de Rob não ter pulado para dar um soco na sua cara de palerma diz muito sobre como ele é um cara com classe - e como você não é" (do escritor John Layman).

Cameron Stewart, Cully Hamner, Jamal Igle, Jimmie Robinson, Joe Jusko, B. Clay Moore, Chip Zdarsky, Ethan Van Sciver, Brian Wood, Justin Gray, Gail Simone e vários outros quadrinistas se juntaram ao coro no que acabou virando uma espécie de abaixo-assinado contra a falta de noção dos fãs em convenções. Como colocaram a desenhista Pia Guerra e o escritor Ron Marz, entre outros, não é o caso de defender Liefeld - de cujo trabalho ambos disseram não gostar - mas de aproveitar para mostrar bons modos aos fãs.

Liefeld, por sua vez, contou no Twitter que não ficou nem um pouco irritado com Coons. E que aproveitou o presente - repassou-o ao colega desenhista Marat Mychaels, que havia perdido seu exemplar num incêndio. "Adorei ver que as fotos [e vídeos, que estão no blog de Coons] não condizem com seu relato. Eu estou sorrindo. Estou sempre sorrindo."

Leia mais sobre Rob Liefeld

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.