HQ/Livros

Notícia

Efeito Trump? 1984 volta às listas de mais vendidos nos Estados Unidos

Três edições do clássico de George Orwell figuram entre o top 10 do site

26.01.2017, às 14H17.
Atualizada em 26.01.2017, ÀS 23H00

O clássico distópico de George Orwell 1984 está no topo da lista dos livros mais vendidos da Amazon americana desde o começo da semana, após uma série de declarações consideradas polêmicas feitas pelo recém-empossado presidente norte-americano Donald Trump e membros de sua administração.

None

Publicado pela primeira vez em 1949, o clássico de Orwell tem como pano de fundo numa sociedade onde os fatos são distorcidos e suprimidos numa nuvem de "novilíngua". Paralelos com o livro foram feitos após Trump alegar que milhões de votos ilegais foram contados contra ele na eleição presidencial. A conexão foi reforçada no domingo, quando Kellyanne Conway, uma assessora do presidente, falou de "fatos alternativos" para se referir às polêmicas declarações do porta-voz da Casa Branca, Sean Spicer, de que a posse de Trump teve o maior público da história.

Atualmente, três edições de 1984 figuram entre o top 10 das obras mais vendidas na gigante do varejo. A Penguin, editora que publica Orwell nos EUA, anunciou uma reimpressão de 75 mil exemplares para o livro. De acordo com a Nielsen BookScan, que acompanha grande fatia do mercado livreiro norte-americano, 47 mil exemplares físicos de 1984 foram vendidos desde Novembro.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.