HQ/Livros

Notícia

Editora Abril reformula revistas Disney

Editora Abril reformula revistas Disney

Roberto Elísio dos Santos
08.08.2005, às 00H00
ATUALIZADA EM 21.09.2014, ÀS 12H59
ATUALIZADA EM 21.09.2014, ÀS 12H59

Aventuras Disney 1

Dragon Lords

A partir deste mês, as publicações Disney chegam às bancas com novidades. Alguns títulos serão cancelados e outros, reformulados, no que se refere à periodicidade, ao número de páginas e ao preço. Além disso, será lançada uma nova revista mensal, Aventuras Disney.

Entre os cancelamentos estão as revistas do Pateta, Peninha e Margarida - lançadas em setembro do ano passado - que custavam 1 real e traziam histórias já editadas no Brasil anteriormente. Também chegou ao fim o clássico Almanaque Disney, lançado em dezembro de 1970, baseado na revista norte-americana Walt Disney’s Comic Digest, publicada pelo selo Gold Key da Western Publishing.

O Almanaque Disney será sucedido por Aventuras Disney, que terá 80 páginas e abrigará histórias longas inéditas e clássicas. Já na primeira edição, serão publicados os quatro capítulos iniciais da saga Dragon Lords, escrita por Byron Erikson e desenhada pelo italiano Giorgio Cavazzano. A história, em 12 capítulos, acompanha a incursão de Tio Patinhas, Donald e seus sobrinhos por uma dimensão fantástica, a Terra Mãe, em que os humanos são dominados pelos malvados e asquerosos Morgs, seres que voam em dragões alados.

Nas próximas edições, além da continuação de Dragon Lords, o título oferecerá aos leitores histórias de Superpateta - que está completando 4 décadas - realizadas por Paul Murry nos anos 1960. Outro homenageado da revista será João Bafo-de-Onça, o mais antigo personagem da Disney, criado há 80 anos para a série de desenhos animados Alice in Cartoonland. O vilão aparece em histórias antigas - criadas por Floyd Gottfredson, Carl Barks, Murry, entre outros - e em uma italiana inédita. Superpato também marcará presença nas páginas de Aventuras Disney, com histórias inéditas feitas na Itália.

Já a revista da Minnie sairá uma vez por mês com 50 páginas de histórias inéditas de bons artistas Disney, a exemplo de Cavazzano. Da mesma forma, os títulos Mickey, Pato Donald e Zé Carioca passarão a ter 50 páginas com periodicidade mensal, o que possibilita publicar histórias mais diversificadas e com maior número de páginas. A primeira edição de Zé Carioca trará todas as três partes da nova história de Os Três Cavaleiros, elaborada por Don Rosa. Espera-se que, com essas mudanças, mais histórias inéditas do papagaio malandro sejam editadas, principalmente se forem criadas no Brasil.

A Editora Abril, que tem feito lançamentos importantes para os leitores dos quadrinhos Disney - com destaque para Mestres Disney e O Melhor da Disney -, está consolidando os quadrinhos Disney junto ao público, que pode ter acesso ao que de melhor foi e está sendo produzido com esses personagens.

Aventuras Disney é uma publicação mensal de 80 páginas ao preço de R$ 4,95 e as revistas Minnie, Mickey, Pato Donald e Zé Carioca terão 50 páginas com periodicidade mensal e custarão R$ 2,95.

Roberto Elísio dos Santos é pesquisador sênior do Núcleo de Pesquisas de Histórias em Quadrinhos da ECA-USP, jornalista, doutor em Comunicação pela ECA-USP, professor do IMES -Universidade Municipal de São Caetano do Sul e autor do livro Para reler os quadrinhos Disney (Editora Paulinas).

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.