HQ/Livros

Notícia

Editora Abril reformula revistas Disney

Editora Abril reformula revistas Disney

Roberto Elísio dos Santos
08.08.2005
00h00
Atualizada em
21.09.2014
12h59
Atualizada em 21.09.2014 às 12h59

Aventuras Disney 1

Dragon Lords

A partir deste mês, as publicações Disney chegam às bancas com novidades. Alguns títulos serão cancelados e outros, reformulados, no que se refere à periodicidade, ao número de páginas e ao preço. Além disso, será lançada uma nova revista mensal, Aventuras Disney.

Entre os cancelamentos estão as revistas do Pateta, Peninha e Margarida - lançadas em setembro do ano passado - que custavam 1 real e traziam histórias já editadas no Brasil anteriormente. Também chegou ao fim o clássico Almanaque Disney, lançado em dezembro de 1970, baseado na revista norte-americana Walt Disney’s Comic Digest, publicada pelo selo Gold Key da Western Publishing.

O Almanaque Disney será sucedido por Aventuras Disney, que terá 80 páginas e abrigará histórias longas inéditas e clássicas. Já na primeira edição, serão publicados os quatro capítulos iniciais da saga Dragon Lords, escrita por Byron Erikson e desenhada pelo italiano Giorgio Cavazzano. A história, em 12 capítulos, acompanha a incursão de Tio Patinhas, Donald e seus sobrinhos por uma dimensão fantástica, a Terra Mãe, em que os humanos são dominados pelos malvados e asquerosos Morgs, seres que voam em dragões alados.

Nas próximas edições, além da continuação de Dragon Lords, o título oferecerá aos leitores histórias de Superpateta - que está completando 4 décadas - realizadas por Paul Murry nos anos 1960. Outro homenageado da revista será João Bafo-de-Onça, o mais antigo personagem da Disney, criado há 80 anos para a série de desenhos animados Alice in Cartoonland. O vilão aparece em histórias antigas - criadas por Floyd Gottfredson, Carl Barks, Murry, entre outros - e em uma italiana inédita. Superpato também marcará presença nas páginas de Aventuras Disney, com histórias inéditas feitas na Itália.

Já a revista da Minnie sairá uma vez por mês com 50 páginas de histórias inéditas de bons artistas Disney, a exemplo de Cavazzano. Da mesma forma, os títulos Mickey, Pato Donald e Zé Carioca passarão a ter 50 páginas com periodicidade mensal, o que possibilita publicar histórias mais diversificadas e com maior número de páginas. A primeira edição de Zé Carioca trará todas as três partes da nova história de Os Três Cavaleiros, elaborada por Don Rosa. Espera-se que, com essas mudanças, mais histórias inéditas do papagaio malandro sejam editadas, principalmente se forem criadas no Brasil.

A Editora Abril, que tem feito lançamentos importantes para os leitores dos quadrinhos Disney - com destaque para Mestres Disney e O Melhor da Disney -, está consolidando os quadrinhos Disney junto ao público, que pode ter acesso ao que de melhor foi e está sendo produzido com esses personagens.

Aventuras Disney é uma publicação mensal de 80 páginas ao preço de R$ 4,95 e as revistas Minnie, Mickey, Pato Donald e Zé Carioca terão 50 páginas com periodicidade mensal e custarão R$ 2,95.

Roberto Elísio dos Santos é pesquisador sênior do Núcleo de Pesquisas de Histórias em Quadrinhos da ECA-USP, jornalista, doutor em Comunicação pela ECA-USP, professor do IMES -Universidade Municipal de São Caetano do Sul e autor do livro Para reler os quadrinhos Disney (Editora Paulinas).