Assim, considerando a importância da data, a Associação dos Quadrinhistas e Cartunistas do Estado de São Paulo (AQC-ESP), a partir de 1984, decidiu instituir o dia 30 de janeiro como o Dia do Quadrinho Nacional, dedicado à valorização desse meio de manifestação artística no país e à consagração de seus mestres, bem como à divulgação do trabalho dos artistas dos quadrinhos, de todas as formas possíveis. Para marcar ainda mais o dia, a AQC-ESP também criou o Prêmio Angelo Agostini, que visa homenagear aqueles que mais se destacaram na área durante o ano anterior, além de valorizar os grandes mestres do quadrinho nacional, profissionais de destaque que se dedicaram ao gênero durante pelo menos 25 anos, trazendo contribuição efetiva ao desenvolvimento dos quadrinhos no país. Entre os artistas já consagrados como mestres no país estão Jayme Cortez (1984), Flávio Colin (1986), Ziraldo Alves Pinto (1989), Primaggio Mantovi (1990), Maurício de Sousa (1992) e Manoel Victor Filho (1997), entre outros.
Acima de tudo, no entanto, o Dia do Quadrinho Nacional deve ser um momento de reflexão para todos aqueles que se interessam pelos quadrinhos no país, visando buscar soluções para os problemas que eles enfrentam e ampliar cada vez mais o público leitor. Longa vida aos quadrinhos brasileiros!
Comentários (0)
Os comentários são moderados e caso viole nossos Termos e Condições de uso, o comentário será excluído. A persistência na violação acarretará em um banimento da sua conta.
Faça login no Omelete e participe dos comentários