HQ/Livros

Notícia

As Crônicas de Gelo e Fogo | Anunciado o lançamento de A Dance with Dragons

Quinto livro da série enfim tem data: 12 de julho

Ederli Fortunato
04.03.2011
12h51
Atualizada em
21.09.2014
14h17
Atualizada em 21.09.2014 às 14h17

Depois de seis anos de espera e algumas datas anunciadas e adiadas, o escritor George R. R. Martin anunciou em seu site que o quinto livro da série As Crônicas de Gelo e Fogo chegará às livrarias dos EUA em 12 de julho.

O próprio autor reconheceu que já fez esse anúncio antes - em 2007, 2008 e 2009 -, mas garantiu que a data agora é oficial. Segundo o escritor, só uma greve geral, guerra mundial ou queda de asteroide pode atrapalhar a publicação.

A Dance with Dragons

None

Além da data, George R R Martin avisou que o livro, batizado A Dance with Dragons ("Uma Dança com Dragões" em tradução livre), será um volume enorme. A editora Bantam estima que a edição em capa dura terá 900 páginas, o que deve gerar um calhamaço monumental caso o livro seja lançado em português.

Em entrevista à Entertainment Weekly, Martin explicou que o trabalho demorou devido à complexidade do enredo, que envolve vários personagens e pontos de vista, o que exigiu que ele reescrevesse muita coisa até ficar satisfeito. O autor também já disse que serão necessários mais dois livros para fechar a série, The Winds of Winter e A Dream of Spring. Se continuar neste passo, o final ainda demora uma década - ou mais - para chegar.

A série se passa em Westeros, uma terra reminiscente da Europa Medieval, onde as estações duram por anos ou até mesmo décadas. A história gira em torno de uma batalha entre os Sete Reinos, onde famílias dominantes lutam pelo controle do Trono de Ferro, cuja posse assegura a sobrevivência durante o inverno de 40 anos que está por vir.

Enquanto isso, o segundo volume, As Crônicas de Gelo e Fogo: A Fúria dos Reis, sai no Brasil pela editora LeYa, que deu com exclusividade ao Omelete o preview do primeiro capítulo e também o preview de As Crônicas de Gelo e Fogo – A Fúria dos Reis.

Vale lembrar também que a série de TV baseada no primeiro livro, da HBO, estreia no segundo trimestre de 2011.