HQ/Livros

Crítica

HQs brasileiras | Desengano, Um Cara que Caiu do Céu, Os Poucos & Amaldiçoados e 9 Horas

O espaço dedicado a dicas de HQs independentes está de volta ao Omelete

13.02.2016, às 10H49.
Atualizada em 13.11.2016, ÀS 15H05

Desengano (independente), de Camilo Solano - 4 ovos 

None

Com esta HQ 100% independente (sem ajuda de editoras ou sites de crowdfunding), Camilo Solano dá um passo à frente e se destaca na sua geração. O protagonista é Juca, um jovem de São Paulo que vai passar o Carnaval na casa dos avós, no interior. Suas inquietações e questionamentos vão enchendo os quadros de forma contemplativa sem ser cabeçudo. Camilo faz pensar sem deixar de ser mainstream. A arte está bem diferente de seu trabalho anterior, Captar, cheio de personalidade no traço e cor. E a edição está caprichadíssima, com papel de gramatura alta, verniz na capa e nada de economias. E ainda tem prefácio de um tal de Robert Crumb. 

Leia Desengano no Social Comics 

None

Um Cara que Caiu do Céu (E não conhecia a vida), (Independente), de Charlles Lucena - 3 ovos 

Prefácios estão ali para serem lidos antes das obras. E ao ler o texto que apresenta Um Cara… já havia entendido que se tratava de uma história sobre um alienígena que poderia assumir várias formas. Ótima saída para justificar a presença de um artista diferente por página, cada um com seu estilo próprio. Porém, se o roteiro de Charlles Lucena conseguiu ancorar muito bem os desenhos sem perder a linha narrativa, não conseguiu dar à HQ um ritmo de leitura, consequência da liberdade dada a cada um dos artistas. 

None

Leia Um Cara que Caiu do Céu no Social Comics

Os Poucos & Amaldiçoados (Independente), de Felipe Cagno (roteiro), Fabiano Neves (arte), Ivan Nunes, Dinei Ribeiro (Cores) e Deivison Manes (Letras) - 2 ovos 

Uma linda ruiva cavalgando pelo deserto não é algo que se vê todos os dias em um faroeste. Ainda mais se estivermos falando de um cenário pós-apocalíptico em que a Califórnia, ou melhor, o Oceano Pacífico, virou sertão. Apesar da premissa interessante e a bela arte de Fabiano Neves (que tem toda a pinta de uma HQ gringa comercialzona dos anos 1990, 2000), a história engasga numa estranha adaptação de um roteiro (brasileiro) que foi visivelmente escrito em inglês e traduzido para o português. Como é a parte 1 de 4, vamos ver se os problemas são solucionados nas próximas edições. 

Leia Os Poucos & Amaldiçoados no Social Comics

9 Horas (Bimbo Groove), de Magenta King (Arte e roteiro) - 3 ovos 

None

Em sua primeira HQ longa, Magenta King usa uma viagem ao Japão como fonte de inspiração para muita piração. O casal formado por K e M tem um problema logo que chega e descobre que o hotel cápsula chamado 9 Horas está lotado e eles não têm onde ficar. Depois de um banho no local, os dois entram num trem bala e sua aventura começa com a visão de criaturas fantásticas, robôs gigantes e participações especiais de Bill Murray e o quadrinista Paul Pope. A história poderia ter explorado melhor o lado aventuresco, se aprofundando nas batalhas, mas a linda arte faz este deslize ser compensado.  

Leia 9 Horas no Social Comics

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.