Chibata | HQ brasileira é condenada por plágio do teatro
Editora Conrad terá que pagar indenização a dramaturgo
A graphic novel brasileira Chibata! João Cândido e a Revolta que Abalou o Brasil, lançada pela Conrad Editora em 2008, foi considerada um caso de plágio pelo Tribunal de Justiça de São Paulo esta semana. A HQ dos cearenses Olinto Gadelha e Hemeterio foi condenada por usar elementos, sem crédito, da peça de teatro João Cândido do Brasil: A Revolta da Chibata, de César Vieira.
chibata
Foi Vieira que entrou com a ação em 2010. Apesar da alegação da defesa, de que a HQ representava um fato histórico - a Revolta da Chibata, que aconteceu em 1910 na Baía de Guanabara -, o dramaturgo contestou que a história trazia personagens e cenas que ele havia inventado para a peça. "Alegam que é uma homenagem a mim. Em nenhum momento meu nome aparece no livro deles", disse Vieira à Folha de S. Paulo.
O dramaturgo já havia ganho a causa em primeira instância em 2011. Pela nova decisão, a editora Conrad terá que pagar indenização de R$ 21,8 mil reais a ele por danos morais, assim como um valor por danos materiais baseado no número de HQs vendidas. A Conrad diz que vai recorrer.