CBLDF | Organização compra direitos sobre selo do Código de Ética dos Quadrinhos
Organização pretende vender camisetas com a imagem do selinho
Numa ironia histórica, o Comic Book Legal Defense Fund (CBLDF) - organização dos EUA que defende a liberdade de expressão nos quadrinhos - adquiriu os direitos sobre o selinho do Comics Code, o emblema que ia na capa de grande parte dos gibis norte-americanas desde a década de 50 até o início deste ano.
Comics Code Authority
A CBLDF pretende arrecadar fundos vendendo camisetas e outros produtos que levem o temido selinho que dizia "Approved by the Comics Code Authority", agora totalmente banido dos quadrinhos norte-americanos.
O Código de Ética foi instituído em 1954, após um período de má fama dos gibis entre pais, padres e governo. Este ano, a DC Comics, a Bongo Comics e a Archie Comics foram as últimas editoras a anunciar que iam parar de usá-lo. Posteriormente descobriu-se que, nos últimos anos, as editoras nem precisavam enviar seus gibis para avaliação e ganhar o selo - bastava pagar a anuidade.
A CBLDF no momento está numa campanha para arrecadar US$ 100 mil dólares até o final de outubro. O dinheiro da organização é investido em despesas jurídicas de quadrinistas que tenham seu direito de livre expressão ameaçado.