HQ/Livros

Notícia

A Bicicleta Epiplética | Livro de ilustrador que influenciou Tim Burton será publicado no Brasil

Traço fino e temas góticos marcam o trabalho de Edward Gorey

Natália Bridi
11.04.2013
00h00
Atualizada em
03.11.2016
09h09
Atualizada em 03.11.2016 às 09h09

A Bicicleta Epiplética, livro de Edward Gorey (1925 - 2000) - ilustrador que influenciou nomes como Tim Burton, Neil Gaiman e Shaun Tan -, será publicado no Brasil pela editora Cosac Naify. Confira a capa e três ilustrações da edição:

A Bicicleta EpipleticaA Bicicleta EpipleticaA Bicicleta EpipleticaA Bicicleta Epipletica

O livro de 1969 acompanha, pelo traço fino e detalhista de Gorey, as desventuras dos irmãos Embley e Yewbert. Na trama gótica e nonsense, a dupla é guiada pela bicicleta epiplética do título por campos de rabanete que não têm rabanetes, um grande celeiro tão escuro que não é possível ouvir nada, e uma tempestade tão forte que leva consigo os catorze pares de sapatos amarelos de Embley e o colete de oncinha de Yewbert. Cuidadosa, a edição brasileira tem até uma fonte que imita com perfeição a letra do autor.

Veja nosso artigo sobre os 25 anos de Os Fantasmas se Divertem

A Bicicleta Epiplética, que chega hoje às livrarias, é o primeiro trabalho de Gorey publicado no Brasil. Com mais de 100 títulos, seus livros são marcados pelo clima tragicômico e sombrio, apresentando com naturalidade temas como morte, assassinato e tantos outros assuntos considerados inapropriados para o público infantil. Ele também ilustrou publicações de autores como Samuel Beckett e T.S. Elliot.Veja uma animação criada por Gorey em 1980 para o canal PBS: